Marília

Matra aponta conflito de interesse em novo edital de concessão do Daem

Licitação dos serviços de água e esgoto de Marília, hoje oferecidos pelo Daem, está agendada para 14 de dezembro (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Marília Transparente (Matra) impetrou pedido de alteração à decisão da Vara da Fazenda Pública, que determinou correções e liberou o processo licitatório que concede os serviços de água e esgoto de Marília à iniciativa privada.

A entidade solicita que a Justiça se pronuncie sobre o que apontou ser um conflito de interesses quanto à remuneração prevista para a futura agência reguladora, paga pela empresa vencedora da licitação.

A ‘taxa de fiscalização’ de 0,50%, a ser calculada pelo faturamento anual obtido pela empresa contratada, consta na Lei Complementar 938 de 2022, que autorizou a concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto de Marília.

O pagamento será destinado à futura Agência Reguladora de Água e Esgoto (Amae), a nova figura jurídica do atual Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), cuja atribuição principal será de fiscalização.

Segundo a Matra, o dispositivo legal “configura atentado ao imperativo da impessoalidade do artigo 37 da Constituição Federal”. O entendimento da entidade é diferente ao do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Por esse motivo, a Matra solicita ao juízo da Vara Pública da Fazenda de Marília que exponha, em detalhes, “as obrigações de correção do procedimento licitatório ao município de Marília” para “evitar diferentes interpretações”.

Ainda no mesmo pedido, a entidade trata a necessidade da “lavratura de um novo Plano Diretor de Saneamento”, dadas as irregularidades apontadas, a desatualização de dados e a inclusão dos distritos de Avencas e Lácio.

Após o protocolo de embargos de declaração impetrado pela Matra, o processo já se encontrava ‘concluso para sentença’, conforme constava até publicação desta matéria no site do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Até que o Judiciário reforme a última decisão, a abertura de envelopes com as propostas das eventuais empresas interessadas na concessão está agendada para o dia 14 de dezembro. Os editais e anexos estão disponíveis para consulta pública no site da Prefeitura de Marília.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

1 hora ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

2 horas ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

3 horas ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

3 horas ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

4 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

6 horas ago

This website uses cookies.