Marília

Marilienses peregrinam em busca de serviço de saúde

Vídeos produzidos e enviados por uma usuária do sistema de saúde pública chamam a atenção para a superlotação de pacientes no Pronto Atendimento (PA) da zona Sul e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Norte.

A mulher conta que, logo pela manhã, procurou pelo serviço no PA. Pelas imagens acima, é possível ouvir uma criança chorando, e ver uma pessoa deitada no chão enquanto aguarda atendimento. Do lado de fora, mais gente aguarda.

No começo da tarde desta segunda, depois de esperar pelo atendimento que não chegou, a operadora de telemarketing Fernanda Sigulini, resolveu gravar o vídeo em que denuncia o serviço. Com diarreia desde sábado (28), o mulher precisou ir até a unidade da zona Norte em busca de ajuda.

“Não tem condições de ficar ali (no PA Sul). Tem uma mulher que está com um neném e está lá desde as 7h para ser atendida”, conta Fernanda.

Ao chegar à UPA, Fernanda viu a esperança por atendimento rápido de esvair. Torcendo por condições melhores na unidade, a operadora se deparou com situação semelhante à do PA, com superlotação e longa fila de espera.

Em outra gravação, um idoso chora e se desespera. Ele chega de cadeiras de rodas em busca de atendimento.

OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura de Marília reconhece o aumento na procura por atendimento, especialmente de pacientes com sintomas respiratórios.

“A recomendação é procurar as unidades básicas de saúde (UBS) ao apresentar sintomas leves, e as unidade de pronto atendimento (UPA e PA) quando apresentar sintomas mais graves. É importante neste momento a população se conscientizar sobre os cuidados no combate à dengue, se vacinar contra a gripe (caso seja o público-alvo) e manter em dia as doses de reforço da Covid-19.”

A direção da UPA também confirma que vem registrando aumento significativo de pacientes para atendimento. “Tal demanda se deve às dificuldades que as pessoas vêm encontrando para serem atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e outros hospitais de referência.”

“Ressaltamos que estamos com todas as equipes empenhadas no atendimento dos pacientes, seguindo o protocolo das prioridades médicas. Devido ao grande número de pessoas, o tempo de espera pode ser superior ao desejado”, garante.

A direção reitera que “estamos em contato permanente com a Secretaria Municipal da Saúde, no sentido de encontrar uma solução para esse problema. Pedimos a compreensão da população, uma vez que toda equipe está buscando fazer o melhor atendimento, dentro da excelência que sempre pautou o nosso trabalho.”

Michele Correia

Recent Posts

MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3

Lance de partida anterior entre MAC e São Bernardo (Foto: Léo Carrara/MAC) O Marília Atlético…

36 minutos ago

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

2 horas ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

3 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

3 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

3 horas ago

Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça

Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…

3 horas ago

This website uses cookies.