(Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)
Marília não ficou entre as 100 primeiras posições do Ranking Connected Smart Cities (CSC), que avalia todos os 5.575 municípios brasileiros. A cidade alcançou 42,46 pontos, ocupando a 311ª colocação no cenário nacional e a 89ª no Estado de São Paulo. Os dados são referentes a 2024, durante a gestão do ex-prefeito Daniel Alonso (PL).
No detalhamento das áreas avaliadas, Marília apresentou bom desempenho em segurança (94 pontos), seguida por governança (66), e resíduos sólidos, esgoto e água (65). Outros setores de destaque foram educação (63), saúde, agricultura local/urbana e segurança alimentar (51).
Por outro lado, a cidade registrou pontuações baixas em economia e finanças (19), energia (24) e meio ambiente e mudanças climáticas (28), apontando gargalos importantes no desenvolvimento sustentável. Também tiveram desempenho modesto os indicadores de habitação e planejamento urbano (35), população e condições sociais (36), inovação e empreendedorismo (36), mobilidade (36) e telecomunicações (46).
A avaliação do CSC 2025 é baseada em um conjunto de 75 indicadores, sendo 59 extraídos diretamente de quatro normas internacionais: serviços urbanos e qualidade de vida, cidades inteligentes, cidades resilientes e indicadores ESG (ambientais, sociais e de governança) para municípios.
A metodologia do ranking propõe uma visão integrada do desempenho municipal, utilizando também métricas associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outras referências internacionais. As notas variam de 0 a 100, sendo 100 o valor máximo teórico.
A cidade melhor colocada na edição de 2025 obteve nota média de 61,3 — valor que, apesar de elevado, ainda está distante da pontuação ideal. Menos de 2% dos municípios avaliados superaram a média de 50 pontos.
No panorama geral, as três primeiras colocadas do ranking foram Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Niterói (RJ).
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…
Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…
Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…
This website uses cookies.