Marília e região

Marília volta a ficar fora do ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil

Marília ficou fora dos 100 primeiros lugares no Brasil (Foto: Reprodução)

Marília não ficou entre as 100 primeiras posições do Ranking Connected Smart Cities (CSC), que avalia todos os 5.575 municípios brasileiros. A cidade alcançou 42,46 pontos, ocupando a 311ª colocação no cenário nacional e a 89ª no Estado de São Paulo. Os dados são referentes a 2024, durante a gestão do ex-prefeito Daniel Alonso (PL).

No detalhamento das áreas avaliadas, Marília apresentou bom desempenho em segurança (94 pontos), seguida por governança (66), e resíduos sólidos, esgoto e água (65). Outros setores de destaque foram educação (63), saúde, agricultura local/urbana e segurança alimentar (51).

Por outro lado, a cidade registrou pontuações baixas em economia e finanças (19), energia (24) e meio ambiente e mudanças climáticas (28), apontando gargalos importantes no desenvolvimento sustentável. Também tiveram desempenho modesto os indicadores de habitação e planejamento urbano (35), população e condições sociais (36), inovação e empreendedorismo (36), mobilidade (36) e telecomunicações (46).

A avaliação do CSC 2025 é baseada em um conjunto de 75 indicadores, sendo 59 extraídos diretamente de quatro normas internacionais: serviços urbanos e qualidade de vida, cidades inteligentes, cidades resilientes e indicadores ESG (ambientais, sociais e de governança) para municípios.

A metodologia do ranking propõe uma visão integrada do desempenho municipal, utilizando também métricas associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outras referências internacionais. As notas variam de 0 a 100, sendo 100 o valor máximo teórico.

A cidade melhor colocada na edição de 2025 obteve nota média de 61,3 — valor que, apesar de elevado, ainda está distante da pontuação ideal. Menos de 2% dos municípios avaliados superaram a média de 50 pontos.

No panorama geral, as três primeiras colocadas do ranking foram Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Niterói (RJ).

Alcyr Netto

Recent Posts

Repasse de R$ 5,9 milhões deve concluir liquidação da Codemar

Recursos para Codemar são destinados exclusivamente às despesas de custeio (Foto: Arquivo/Marília Notícia) Entrou em…

2 horas ago

Ganha Tempo vai passar por reforma com climatização e nova estrutura

Reforma do espaço deve durar 90 dias (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília informou que…

2 horas ago

Prefeitura inicia entrega de cestas a servidores no próximo dia 11

Distribuição segue cronograma divulgado pela Secretaria Municipal da Administração (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Operação Mulher Segura da Polícia Civil cumpre mandados e prende dois em Marília

Homem é preso em Marília durante a operação Mulher Segura (Foto: Marília Notícia) A operação…

18 horas ago

Suspeito de assalto contra médico é alvo de busca e tem arma apreendida

Um jovem de 23 anos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de…

18 horas ago

Entregador é preso após puxar mulher pelos cabelos e tirá-la de abrigo na zona sul

A Polícia Militar de Marília prendeu em flagrante um entregador de 23 anos, acusado de…

18 horas ago

This website uses cookies.