Marília

Marília terá novo “Dia D” na campanha contra a polio e sarampo

Pais e responsáveis por crianças a partir de um ano e menos de cinco devem procurar uma unidade de saúde.

Com quatro dias de imunização, incluindo o sábado (4), Marília atingiu 37% de cobertura na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo. Para intensificar ainda mais os esforços pela proteção às crianças, o município fará “novo Dia D”. Todas as unidades estarão abertas no sábado, dia 18.

Os pais e responsáveis por crianças que já completaram um ano e tem menos de cinco anos podem levar os pequenos às unidades de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No sábado de expediente especial para imunização, as unidades abrem às 8h.

Conforme dados divulgados nesta quinta-feira (9) pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, foram aplicadas na cidade 7.760 doses na cidade, atingindo cobertura de 37,59% em relação à Polio e 37,05% ao Sarampo.

FAIXA ETÁRIA

O maior percentual de crianças já vacinadas contra as duas doenças, em Marília, está na faixa dos três e quatro anos: cerca de 42%. A menor adesão (dado parcial) está entre os que têm apenas um ano de idade, com 28% imunizados.

O motivo, acreditam os técnicos do município, é a forte participação da Secretaria Municipal de Educação, que distribuiu lembretes aos pais e responsáveis de todas as crianças matriculadas na rede.

“A parceria é muito importante. Enviamos também informe às escolas particulares do município e estamos tendo apoio muito significativo dos clubes do Rotary em Marília. É importante que a população saiba que essa não é uma campanha de um dia, mas de um mês. Quem ainda não levou a criança, deve ir a uma unidade o quanto antes”, disse a secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana.

QUEM DEVE SER VACINADO?

Independente se a criança já tomou as vacinas contra polio ou sarampo, todas estão sendo imunizadas (reforço) nesta campanha. O objetivo do Ministério da Saúde é manter o controle do sarampo, doença que voltou a ter casos registrados no país, principalmente região norte.

Também é meta nacional manter erradicada a Poliomielite (paralisia infantil), doença que registrou 26 mil casos no país, entre 1968 a 1989 e não apresenta novos casos há quase 30 anos. Porém, a preocupação é mundial, uma vez que o vírus circulou em 23 países nos últimos três anos.

Amanda Brandão

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

3 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

3 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

3 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

This website uses cookies.