Marília

Marília terá “Hora do Mamaço” para encerrar campanha

Evento é realizado em várias cidades do mundo, durante este mês, para reforçar a importância do aleitamento materno. (Foto: Divulgação)

Para marcar um mês de intensas atividades, que envolveram unidades de saúde, escolas e espaços de convivência, a Prefeitura de Marília, por meio do BLH (Banco de Leite Humano) da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta sexta-feira (30), a partir das 14h, a edição local da “Hora do Mamaço”.

Dezenas de mães são aguardadas para amamentar seus filhos na Praça “Saturnino de Brito”, em frente à Prefeitura Municipal. Profissionais de saúde distribuirão material informativo e haverá performance artística sobre o tema.

A atividade encerra a programação da saúde municipal no “Agosto Dourado”, um movimento global apoiado por organizações internacionais, incluindo a Waba (World Alliance for Breastfeeding Action), para estimular ao redor do mundo a alimentação dos bebês com o leite materno.

A cor tema decora monumentos públicos, fachadas, serviços de saúde e remete ao líquido precioso que alimenta e imuniza as crianças. Em Marília, dezenas de USFs (Unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) fizeram decoração para receber a população.

(Foto: Divulgação)

LEITE MATERNO É PRECIOSO

As equipes multiprofissionais intensificaram as orientações sobre amamentação nos grupos de gestantes e puérperas, visitas domiciliares e puericultura.

A supervisora do Banco de Leite Humano, enfermeira Sandra Domingues, lembra que ações como esta incentivam as mulheres à amamentação e também à doação ao serviço especializado, que atende dezenas de bebês internados em UTIs de hospitais de Marília.

“O colostro, leite produzido até o 7° dia após o nascimento, é rico em imunoglobulinas. Por isso, o consideramos uma verdadeira vacina, indispensável ao recém-nascido. Do 8° ao 15° dia, temos a chamada fase de transição e depois o leite maduro”, explicou Sandra.

O Ambulatório de Aleitamento atende ainda mulheres com dificuldades na amamentação, provocadas por engorgitamento mamário (popularmente conhecido como peito empedrado), fissuras no seio (rachaduras), mastite, abcesso mamário, entre outras causas.

(Foto: Divulgação)

MAMAÇO

A Hora do Mamaço nesta sexta-feira (30) terá participação livre de todas as interessadas. Basta comparecer e amamentar. O ônibus da Saúde estará estacionado na praça Saturnino de Brito para apoio, com trocador. A performance artística, explica Sandra, ainda está sendo preparada e irá emocionar os presentes e quem passar pelo local.

Mais informações podem ser obtidas pelo www.horadomamaco.wordpress.com. O tema também é destaque no site www.waba.org.my. O Banco de Leite de Marília está instalado na rua 15 de Novembro, 50, com atendimento ao público das 7h30 às 13h30. O telefone é o 3413-8696.

Amanda Brandão

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

45 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

45 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

55 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

58 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

2 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.