Marília

Marília tem falta de energia e água mais de 24h após tempestade

Árvore caída na zona Leste de Marília (Foto: Divulgação)

Depois das fortes chuvas registradas entre a noite de sábado (23) e a madrugada deste domingo (24), algumas regiões de Marília seguem sem energia elétrica e abastecimento de água ou com o fornecimento precário. Na manhã desta segunda-feira (25) já são mais de 24 horas nessa situação.

Morador do condomínio Bela Vista, no distrito de Padre Nóbrega, zona Norte do município, Ademir Marques se preocupa com o estado de saúde da neta, que tem paralisia cerebral e depende de equipamentos que usam energia elétrica para sobreviver.

“Fica essa grande dificuldade para nós aqui”, afirma o avô. “Um dos aparelhos ela usa para aspirar a secreção que fica no pulmão, e precisa de energia elétrica. Já são vários dias sem usar”.

Fernanda Ramos, moradora do Jardim Colibri, na zona Leste de Marília, conta que a energia na região “está oscilando bastante, estamos com meia fase desde sábado”.

Na zona Sul, Jardim Novo Mundo, um leitor do Marília Notícia identificado apenas como Marcos afirma que só teve a energia religada às 7h30 desta segunda-feira. “Falha na prestação de serviço essencial de primeiríssima necessidade, isso é gravíssimo”.

Diversas árvores caíram por toda a cidade e também foram registrados destelhamentos, mas sem grandes estragos segundo a Defesa Civil de Marília. De acordo com a Somar Meteorologia, o município registrou quase 30 milímetros de chuvas durante o fim de semana.

Queda de árvore registrada na cidade (Foto: Divulgação)

FALTA DE ÁGUA

No domingo, o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) informou, em nota oficial, que a falta de energia provocada pelos estragos decorrentes do temporal afetou o abastecimento em várias regiões da cidade.

“Sistemas importantes como Rio do Peixe e Cavalete ainda estão sem energia e, com isso, regiões inteiras da cidade poderão sofrer desabastecimento”, afirma a autarquia. “As regiões Sul e Oeste são as mais prejudicadas, já com locais evidenciando a falta de água”.

Residência com danos provocados pelas chuvas (Foto: Divulgação)

“Todo o sistema de produção de água da cidade depende de energia elétrica, e a falta deste recurso afeta diretamente o abastecimento”, completa o Daem, que “pede à população que economize água neste período”.

No começo da manhã desta segunda-feira, um residente do bairro CDHU, em área de vulnerabilidade social na zona Sul de Marília, disse que os moradores “estão sem água até para beber desde a chuva e [os responsáveis] não fazem nada”.

Danos ocasionados por tempestade (Foto: Divulgação)

OUTRO LADO

O MN questionou a CPFL Paulista sobre a quantidade de marilienses afetados pela falta de energia. Também foram solicitadas informações sobre o prazo para reativação do fornecimento aos clientes prejudicados no município. Veja a íntegra da resposta:

Marília, 25 de outubro de 2021. A CPFL Paulista informa que o temporal que atingiu Marília, Itápolis, Ibitinga, Iacanga, Oriente e Paraguaçu Paulista na manhã deste domingo, 24, causou a queda de 16 torres de transmissão de energia na região, entre próprias e de empresas de transmissão, além de danos em componentes da rede elétrica, o que ocasionou a interrupção no fornecimento de energia para clientes dos municípios. As equipes da distribuidora foram reforçadas e atuam de forma contínua para a manutenção e recomposição emergencial da rede. O trabalho prosseguirá durante o dia de hoje para a normalização do fornecimento o mais rápido possível.

 

Residência interditada por queda de árvore (Foto: Divulgação)

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui!  Estamos no Telegram também, entre aqui.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

3 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

3 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

3 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

This website uses cookies.