Marília

Marília tem corrida nas farmácias em busca de autotestes

Nas últimas 24h, as farmácias de Marília têm registrado uma verdadeira corrida em busca de autotestes de detecção da Covid-19. Nesta terça-feira (24), o produto chegou a se esgotar em alguns estabelecimentos.

O item estava parado nas prateleira até a semana passada. Mas a crescente onda de casos respiratórios – causados principalmente pelas baixas temperaturas – fez com que o cenário mudasse drasticamente. Em menos de menos de uma semana, também foram anotados mais 522 exames positivos só para a Covid-19.

Em uma farmácia do Centro da cidade, os autotestes da Covid se esgotaram de uma só vez nesta segunda (23). Os 37 itens em estoque foram todos vendidos e a procura continua. Uma nova remessa deve chegar hoje à unidade da Sampaio Vidal. Apenas as lojas da avenida Rio Branco e da Santa Casa ainda tinham o produto.

Em um estabelecimento da avenida Tiradentes, o produto ainda estava disponível, mas no fim. “Desde o fim de semana começou a ter grande procura, de cerca de 30 autotestes por dia”, afirma o atendente Edson Canelada.

Em outra drogaria, que também realiza o exame por antígeno, a procura pelo autoteste apresentou um salto desde segunda. “Foram 60 testes só na data e a procura continua alta nesta terça”, afirma Valdeir Françoso. Já os testes dentro da farmácia, que são notificados, o atendente confirma que tem crescido o número de positivos.

Importante destacar que o autoteste, por si só, não é considerado diagnóstico da Covid-19, o que pode, inclusive, gerar subnotificação de casos.

A orientação é que a pessoa que testar positivo neste tipo de exame procure também uma unidade de saúde, onde o médico vai poder avaliar o paciente e a necessidade de um exame de notificação compulsória. Se o profissional considerar o resultado válido, pode proceder com o registro do caso. Do contrário, deve solicitar um novo teste.

O boletim epidemiológico divulgado ontem contabilizava 53.558 casos confirmados da Covid em Marília, 522 testes positivos a mais que na última quinta-feira (19). Cidade soma três pacientes internados com a doença e 1.079 óbito.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

9 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

9 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

9 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

9 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

17 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.