Escola já teve prêmio por conta de projeto envolvendo merenda e conta até com horta própria (Foto: Divulgação)
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou uma fiscalização surpresa para verificar a qualidade da merenda em 219 municípios paulistas e a escola visitada em Marília teve resultados satisfatórios.
A operação foi realizada no dia 28 de maio, mas o relatório municipal só foi fornecido pelo órgão fiscalizador ao Marília Notícia na tarde desta segunda-feira (3). Veja o documento na íntegra, [clique aqui].
Alimentos em condições inadequadas de estocagem, fora do prazo de validade e armazenados em locais impróprios foram encontradas em escolas de diversas cidades do Estado, mas não foi o caso de Marília, onde a unidade vistoriada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Amaury Pacheco.
As instalações onde o alimento é preparado estavam em boas condições, assim como o local de consumo. A grande maioria das exigências técnicas está em conformidade com o exigido.
Verificou-se que os 170 alunos recebem quatro vezes por dia três tipos diferentes de alimentos. Para aqueles que precisam de atenção nutricional existem alimentos próprios.
Prefeito Daniel Alonso (PSDB) em vista à escola em 2018 (Foto: Divulgação)
Problemas
Apesar das licenças da Vigilância Sanitária estarem em dia, a escola não tem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, assim como mais de 90% das unidades vistoriadas pelo TCE em todo o Estado.
Não foi identificada a presença de um nutricionista na escola, mas o cardápio foi elaborado por um desses profissionais. Estavam disponíveis fichas técnicas de preparo e ficha nutricional.
Outro problema identificado foi que não havia registro sobre a última higienização das caixas d’água.
Ainda que exista um Conselho de Alimentação Escolar na cidade, o colegiado não faz a fiscalização das merendas nas escolas.
Servidores da Educação com o secretário Helter Bochi (direita) – (Foto: Divulgação)
Prêmio
Em junho do ano passado a escola vistoriada foi uma das dez vencedoras do prêmio Crianças Mais Saudáveis, promovido pela Fundação Nestlé e pelo Instituto Crescer, com o objetivo de despertar nos educadores a promoção de novos hábitos nas unidades escolares.
A escola foi escolhida pelo projeto “A Melhor Escolha na Escola: Melhor Alimentação e Recreação” que propõe cuidados com o refeitório, implantação de horta na escola, preparação de alimentos na cozinha experimental, produção de cartazes sobre cardápios e outros temas sobre hábitos alimentares saudáveis.
Na época foi anunciado a entrega um troféu, além de R$ 35 mil que seriam repassados através de melhorias para a escola, tais como a montagem da cozinha experimental, aquisição de equipamentos de multimídia, adequações no espaço físico, pintura da quadra, forro do pátio coberto e aquisição de kits esportivos, entre outras.
Fotos da merenda publicadas nas redes sociais da escola (Reprodução/Facebook)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.