Marília

Marília tem ato contra a queda do piso da enfermagem

Protesto passou pela Prefeitura de Marília (Foto: Divulgação/Sindimmar)

Membros do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), do Fórum Nacional da Enfermagem, e do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar) fizeram um protesto nesta quarta-feira (21) contra a suspensão do piso dos enfermeiros.

O movimento ocorreu simultaneamente em todo o Estado de São Paulo. Em Marília, a concentração foi na subsede do Coren, na avenida Rio Branco, 262, às 10h. De lá, os manifestantes saíram em passeata pela avenida até chegarem no Paço Municipal.

LEI

O Supremo Tribunal Federal (STF) vetou a lei que estipula o piso salarial da categoria (Lei Federal nº 14.434/2022). A sanção presidencial da lei do piso salarial para os profissionais de enfermagem ocorreu em agosto, após quase duas décadas de lutas da categoria, colocando o piso em vigor em todo o território nacional.

No entanto, no dia 4 de setembro, o ministro do STF Luís Roberto Barroso emitiu medida cautelar que suspende por 60 dias a Lei Federal nº 14.434/2022. A medida cautelar foi mantida pelo plenário do STF, por sete votos a quatro, com o argumento de que é necessário especificar a fonte de custeio do piso salarial para os trabalhadores.

Profissionais se reuniram com faixas para protestar (Foto: Divulgação/Sindimmar)

“Trata-se de uma articulação patronal contra um direito que foi conquistado da maneira justa, legal e democrática por nós da enfermagem. Antes que a lei do piso fosse aprovada, foi feito um estudo de impacto que estipulou que nosso piso representaria R$ 16 bilhões, ou seja, apenas 2,7% do orçamento anual da saúde ou apenas 2% da massa salarial anual dos contratantes de profissionais de enfermagem. Consideramos injusta a suspensão do nosso piso, que foi devidamente aprovado pelo Senado, Câmara dos Deputados e sancionado pelo presidente da República”, explica o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos.

Vanilda Gonçalves de Lima, presidenta do Sindimmar, destaca o papel fundamental que os enfermeiros tiveram na pandemia da Covid-19 e têm no atendimento diário nos hospitais e em trabalhos domiciliares. “É injusto tirar o direito ao reajuste do piso e entendemos que a mobilização é necessária para sensibilizar a sociedade e as autoridades”, destaca.

ATOS

A ação foi organizada pelo Fórum Nacional da Enfermagem e pelo Conselho regional de Enfermagem de São Paulo. A Associação Brasileira de Enfermagem e diversos sindicatos e entidades representativas da enfermagem e da área da saúde fazem parte do Fórum.

O conselheiro Luciano Santos, representante do Coren-SP no Fórum Nacional da Enfermagem e um dos organizadores do ato, explica o que espera da manifestação: “Será um ato pacífico no qual nossa categoria espera chamar a atenção da população e do STF para a importância de sermos valorizados. Essa valorização passa pelo nosso piso salarial, direito de todo trabalhador e que, em pleno ano de 2022, ainda é negado a trabalhadores tão essenciais para a área da saúde quanto os profissionais de enfermagem.”

Michele Correia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

20 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

20 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

20 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

20 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.