Imagem mostra comércio antes da fase vermelha; setor foi o que mais demitiu em Marília (Foto: Arquivo/Marília Notícia)
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, indicou dados positivos para Marília em relação a fevereiro deste ano. A cidade teve saldo de 486 novos postos de trabalho no mês. O setor de serviços liderou. No comércio, a variação segue negativa, com mais 45 demissões.
Em janeiro a cidade já havia obtido saldo positivo de 396 vagas, após o banco de dados federal apontar superávit de 1.912 postos de trabalho em 2020.
O Caged funciona com base nas declarações dos empregadores e registra apenas os empregos formais. Os valores são extraídos com base na diferença entre admissões e demissões.
Se o setor de serviços puxa a fila do emprego, o comércio, porém, continua sendo a atividade mais castigada pelos efeitos da pandemia. Em 2020 fechou 220 vagas. Em janeiro deste ano mais 67 e agora em fevereiro perdeu mais 45 postos de trabalho.
Sem Carnaval
O mês de fevereiro foi, segundo o Caged, um período de expectativas. Os indicadores da pandemia começaram o mês em queda, o que ajuda a explicar o desempenho.
Em Marília, ao longo dos 28 dias, foram assinadas 2.592 carteiras de trabalho. As baixas somaram 2.106.
Com o saldo de 486 empregos, o estoque de vagas ocupadas na cidade fechou o mês em 67.384.
Serviços e Indústria
O setor de serviços teve o melhor desempenho, com 278 postos de trabalho a mais. Foram 1.377 novos contratos e 1.099 demissões.
Na indústria, 219 vagas a mais. O setor contratou 497 trabalhadores, segundo o Caged, e demitiu 278.
Entre os segmentos do setor de serviços, destaque para o grupo ‘Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativa’. O saldo nestas áreas em fevereiro foi de 159 novas vagas.
O poder público (nos três níveis de administração) também respondeu por fatia significativa de contrações, com 92 novos postos de trabalho.
Entre os subgrupos da indústria, destaque para o que mais emprega: alimentação. A produção de alimentos gerou 63 vagas a mais, que demissões, em fevereiro.
Brasil
Somados, os 26 Estados e Distrito Federal geraram 401.639 novos postos de trabalho em fevereiro deste ano, resultado de 1.694.604 admissões e de 1.292.965 desligamentos de empregos com carteira assinada. O aumento nacional foi de 1% das vagas.
Destaque são para São Paulo, com a abertura de 128.505 postos, crescimento de 1,04%.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.