Polícia

Marília registra uma pessoa desaparecida a cada dois dias

Marília teve em média um registro de pessoa desaparecida por meio de boletim de ocorrência a cada dois dias desde o começo do ano até o dia 31 de outubro. Foram 157 casos de desaparecimento durante o período.

As informações constam em bancos de dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) junto à Polícia Civil e tornados públicos por meio do projeto Fiquem Sabendo.

No mesmo período foram registrados apenas 19 boletins de ocorrência sobre o encontro de pessoas. Mas isso não quer dizer que todos os outros casos seguem com as pessoas desaparecidas.

Em alguns deles isso pode acontecer, mas nem sempre quem registrou o desaparecimento de alguém volta até o plantão policial para informar quando a pessoa é localizada.

Existem alguns indivíduos na lista que inclusive desapareceram duas vezes durante o período.

Durante todo o ano passado foram registrados 142 boletins de ocorrência sobre desaparecimentos. Ou seja, em dez meses de 2019 a quantidade de casos já ultrapassou a de 2018.

Em relação aos registros de pessoas encontradas, no ano passado foram 22 boletins de ocorrência.

Perfil dos desaparecidos

Em relação aos casos de 2019, 65,5% dos desaparecidos eram homens e 28% de todas as ocorrências envolvem menores de 18 anos. Praticamente o mesmo percentual abrange pessoas com até 30 anos.

Depois disso, quanto mais elevada a faixa etária, menos indivíduos desaparecidos constam na lista. Acima dos 60 anos, por exemplo, foram registrados apenas seis sumiços este ano.

Entre os desaparecidos de 2019, 23% estavam na zona rural. Nos casos que envolvem a área urbana, quase 10% se concentra o Alto Cafezal. Em seguida, vem a chamada prolongação do bairro Palmital, com 5,7% das ocorrências de desaparecimento.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

2 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

2 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

3 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

3 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

3 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

3 horas ago

This website uses cookies.