Risco de fortes chuvas em Marília e Região (Reprodução/IPMet)
Marília registrou o dia mais quente do ano nesta terça-feira (13), de acordo a Somar Meteorologia, que presta serviços para diversas organizações de Defesa Civil.
A temperatura máxima registrada na cidade pela empresa foi de 35,1° C. Foi o dia mais quente registrado desde 11 de outubro de 2017, quando os termômetros mediram 35,8°C.
Em 2018 a data com maior temperatura registrada anteriormente foi 24 de setembro, que teve máxima de 34,5°C.
De acordo com Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília deve chegar a 34°C nesta quarta-feira (14).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) emitiu no final da tarde de ontem, com validade até a madrugada de quinta-feira (15), um alerta de perigo de tempestade para diversas cidades, inclusive Marília.
O período de validade do alerta envolve principalmente esta quarta-feira (14). Pode haver, de acordo com o órgão federal, chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros no dia.
As condições climáticas podem resultar “em ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo”. E também “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.
O IPMet aponta que durante a manhã as chances de precipitações em Marília são nulas. Mas na parte da tarde isso deve mudar. A probabilidade de chuva a partir das 16h é de 55% e aumenta até o começo da noite. Pode chover até 5,1 milímetros, diz o instituto.
Já no feriado de quinta-feira (14) deve chover durante todo o dia até 22,1 milímetros. A instabilidade segue até o começo da semana que vem, de acordo com os radares da Unesp.
A meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, do IPMet, explica que entre quarta e sexta-feira (16), uma “frente fria atinge o estado de São Paulo favorecendo a formação de nebulosidade e de chuvas, que poderão ser de forte intensidade, acompanhadas por descargas elétricas, ocorrendo em qualquer região paulista”.
No sábado (17), segundo Rita, a frente fria desloca-se para o Rio de Janeiro, “deixando o céu com nebulosidade no Estado de São Paulo e com áreas de chuvas principalmente, no Norte e Leste do Estado”.
Já no domingo a aproximação de uma nova frente fria deve provocar “nebulosidade e ocorrências de chuvas e trovoadas isoladas a partir da tarde, devido à aproximação de uma nova frente fria”.
Como agir em caso de tempestade?
As instruções são para que, em caso de rajadas de vento a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia” em caso de tempestade, informa o INMet. “Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, diz órgão.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.