Primeira morte do ano foi confirmada em informe semanal do Portal da Transparência da Prefeitura de Marília
Marília registrou a primeira morte por meningite de 2023. A informação consta no informe semanal de agravos de notificação compulsória da Vigilância Epidemiológica de Marília. São seis casos da doença confirmados desde janeiro, além de um óbito.
A Secretaria Municipal da Saúde confirmou tratar-se de um homem de 65 anos, morador da zona Oeste da cidade, que sofria de hidrocefalia e contraiu meningite bacteriana após passar por uma intercorrência hospitalar. O paciente contraiu a doença após complicações cirúrgicas. O óbito consta na 7ª semana do informe, correspondente ao período de 1º de janeiro a 18 de fevereiro de 2023.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, que teve um número grande de pacientes com meningite, o crescimento do número de casos registrados é de 500%. No mesmo período de 2022, havia apenas um registro de meningite, no Jardim Califórnia. No total do ano passado, foram 35 casos confirmados e quatro mortes pela doença.
Recentemente, a Prefeitura de Marília divulgou a ampliação da imunização contra a meningite tipo C (meningocócica C) na cidade, com abrangência aos jovens na faixa etária dos 15 aos 19 anos ainda não vacinados e os profissionais da Educação.
A meningite é uma doença bacteriana grave e, quando acomete o paciente, pode deixar sequelas comprometedoras, podendo – inclusive – evoluir o quadro para óbito.
Nesta fase de ampliação – que acontece até o próximo dia 28 de fevereiro ou até quando doses estiverem disponíveis no estoque municipal -, a meningocócica C é contraindicada a gestantes.
No relatório também consta uma morte por tuberculose e cinco casos da doença. Nesse caso, o informe semanal de agravos não constava a informação sobre essa doença. Os dados gerais constam no Portal da Transparência da Prefeitura de Marília.
Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…
Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…
O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…
"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
This website uses cookies.