Marília e região

Marília registra 265 casos de acidentes com escorpiões e Saúde faz alerta

Medidas preventivas devem ser reforçadas para evitar acidentes (Foto: Divulgação)

Marília já contabiliza 265 notificações de acidentes com escorpiões, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde. Diante do aumento dos casos, a pasta orienta a população a reforçar medidas preventivas, principalmente em períodos de temperaturas elevadas, quando há maior incidência desses animais.

De acordo com a supervisora da Divisão de Zoonoses, Talita Rodrigues, o calor favorece a proliferação de escorpiões, que têm hábitos noturnos e se alimentam de insetos, como baratas. “Nos últimos meses, com o aumento das temperaturas, a incidência de escorpiões é maior. Por isso, é preciso manter o quintal limpo, sem restos de construção, madeiras e materiais inservíveis”, explicou.

A Secretaria da Saúde orienta que moradores eliminem possíveis abrigos e fontes de alimento, como entulho, lixo e materiais acumulados. Entre as medidas recomendadas estão o uso de telas em ralos, pias e tanques, vedação de frestas em paredes e rodapés, instalação de telas em janelas e acondicionamento adequado do lixo doméstico, para evitar a presença de insetos.

Segundo Talita Rodrigues, equipes da Divisão de Zoonoses realizam vistorias noturnas para captura de escorpiões, conforme solicitações feitas pela população. “Reforçamos que o apoio da população é imprescindível, especialmente na limpeza dos quintais. Além disso, ressaltamos que não há inseticidas ou pesticidas para o seu combate”, afirmou.

Em caso de acidente, a Secretaria Municipal da Saúde orienta que o atendimento seja imediato. Conforme a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, adultos devem ser encaminhados ao Hospital das Clínicas, enquanto crianças devem procurar o Hospital Materno Infantil. “Estes serviços de saúde possuem o soro antiescorpiônico para o tratamento correto”, informou.

A população pode acionar a Divisão de Zoonoses pelo telefone (14) 3401-2054 ao identificar a presença de escorpiões em imóveis ou procurar a unidade de saúde mais próxima. “É preciso ficar em alerta, pois o verão é um período de muito calor e de reprodução dos escorpiões. Todo o cuidado deve ser redobrado nesta época do ano”, finalizou Paloma Libanio.

Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

7 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

7 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

7 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

7 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

16 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.