Marília já contabiliza 265 notificações de acidentes com escorpiões, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde. Diante do aumento dos casos, a pasta orienta a população a reforçar medidas preventivas, principalmente em períodos de temperaturas elevadas, quando há maior incidência desses animais.
De acordo com a supervisora da Divisão de Zoonoses, Talita Rodrigues, o calor favorece a proliferação de escorpiões, que têm hábitos noturnos e se alimentam de insetos, como baratas. “Nos últimos meses, com o aumento das temperaturas, a incidência de escorpiões é maior. Por isso, é preciso manter o quintal limpo, sem restos de construção, madeiras e materiais inservíveis”, explicou.
A Secretaria da Saúde orienta que moradores eliminem possíveis abrigos e fontes de alimento, como entulho, lixo e materiais acumulados. Entre as medidas recomendadas estão o uso de telas em ralos, pias e tanques, vedação de frestas em paredes e rodapés, instalação de telas em janelas e acondicionamento adequado do lixo doméstico, para evitar a presença de insetos.
Segundo Talita Rodrigues, equipes da Divisão de Zoonoses realizam vistorias noturnas para captura de escorpiões, conforme solicitações feitas pela população. “Reforçamos que o apoio da população é imprescindível, especialmente na limpeza dos quintais. Além disso, ressaltamos que não há inseticidas ou pesticidas para o seu combate”, afirmou.
Em caso de acidente, a Secretaria Municipal da Saúde orienta que o atendimento seja imediato. Conforme a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, adultos devem ser encaminhados ao Hospital das Clínicas, enquanto crianças devem procurar o Hospital Materno Infantil. “Estes serviços de saúde possuem o soro antiescorpiônico para o tratamento correto”, informou.
A população pode acionar a Divisão de Zoonoses pelo telefone (14) 3401-2054 ao identificar a presença de escorpiões em imóveis ou procurar a unidade de saúde mais próxima. “É preciso ficar em alerta, pois o verão é um período de muito calor e de reprodução dos escorpiões. Todo o cuidado deve ser redobrado nesta época do ano”, finalizou Paloma Libanio.
Ponte do porto de areia em Dirceu sofreu danos (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…
Cidade conquista pódios no atletismo e terceiro lugar geral na ginástica artística (Foto: Divulgação/Christian Cabrini)…
CrossFit Marília espera atingir meta de 400 cestas natalinas doadas neste ano (Foto: Divulgação) Pelo…
Marília garantiu a certificação e foi contemplada com R$ 50 mil em premiação (Foto: Freepik)…
As chuvas torrenciais registradas na última terça-feira (9) provocaram o alagamento de um imóvel no…
Manoel Messias Cândido foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília…
This website uses cookies.