Marília recebeu um novo lote com oito mil doses da vacina contra a dengue nesta quarta-feira (26), que estará disponível para aplicação a partir desta quinta (27). A imunização será realizada em todas as unidades de saúde da cidade e é destinada ao público de 10 a 14 anos.
A vacina, produzida pelo laboratório japonês Takeda, protege contra os quatro sorotipos da dengue e é administrada em um esquema de duas doses, com intervalo de 90 dias entre as aplicações.
O envio das doses foi feito pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde para o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, que repassou o quantitativo ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Marília. No mesmo dia, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu as vacinas e iniciou a distribuição às 53 salas de vacinação da cidade.
As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com exceção da UBS Nova Marília, que estende o atendimento até as 22h, pelo Programa Melhor Horário.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, comemorou a chegada das novas doses e ressaltou a importância da vacinação.
“Estávamos aguardando essa remessa há algum tempo, pois ainda não conseguimos imunizar toda a população do público-alvo. Agora, com esse reforço de 8 mil doses, temos a esperança de ampliar a cobertura vacinal e proteger mais jovens contra a dengue”, afirmou Paloma.
Atualmente, a cobertura vacinal contra a dengue em Marília segue abaixo do ideal. Segundo dados da pasta municipal, até esta quarta, apenas 28,88% do público-alvo recebeu a primeira dose, o que equivale a 3.963 pessoas. Já a segunda dose foi aplicada em apenas 10,15% dos jovens, totalizando 1.393 imunizados. O grupo prioritário na cidade é formado por 13.990 adolescentes.
Paloma Libanio reforçou o apelo para que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação.
“A vacina é a melhor forma de prevenção e protege contra os quatro tipos da doença. A dengue é grave e pode levar à morte, então não deixem de vacinar seus filhos. Vamos juntos aumentar essa cobertura e evitar surtos da doença na nossa cidade”, destacou a secretária da Saúde.
Marília conta atualmente com 4.801 casos confirmados de dengue, além de oito mortes confirmadas e nove sendo investigadas. A cidade soma 22 casos graves de dengue e outros 236 com sinais de alarme, que podem evoluir para situações mais graves. São ainda 8.571 casos de dengue sendo investigados.
Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…
Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
This website uses cookies.