+ Notícias

Marília quebra recorde histórico de casos de dengue em 2025

Nebulização sendo realizada em Marília (Foto: Divulgação)

Marília vive em 2025 o pior cenário de dengue de sua história. Até ontem, 9 de junho, o município tinha registrado 14.591 casos positivos da doença, segundo dados do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), do Governo do Estado.

O número representa um aumento de 41,18% em relação a todo o ano de 2024, quando foram contabilizados 10.335 registros, e já configura o maior surto de dengue já registrado na cidade, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo.

A escalada dos casos coloca Marília em estado de atenção máxima, já que supera o antigo recorde de 10.284 registros de 2015. Relatos da época falavam em mais de 20 mil casos, mas não existe dado de órgão oficial que confirme a informação. Desde então, a cidade havia experimentado oscilações significativas na incidência da doença. Em 2016, por exemplo, os números despencaram para 242 casos, seguidos por 63 em 2017 e 57 em 2018.

No entanto, a partir de 2019, a curva voltou a subir, quando 2.988 positivos foram anotados naquele ano. Em 2020, foram 1.610 casos e, em 2021, um novo crescimento para 2.939 registros. O ano de 2022 marcou nova queda, com 1.060 confirmações, mas em 2023 os números voltaram a subir, alcançando 3.269 infectados.

A explosão de casos em 2024 já havia preocupado as autoridades sanitárias, ao ultrapassar o recorde de 2015. No entanto, o crescimento ainda mais acentuado em 2025 acende um alerta urgente para a necessidade de intensificação das ações de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

Com metade do ano ainda por vir, a situação exige mobilização imediata principalmente por parte da população, não apenas para conter a proliferação do mosquito, mas também para evitar o colapso do sistema de saúde local, diante da alta demanda por atendimento de pacientes com sintomas da doença.

O recorde de casos em 2025 não é apenas um dado estatístico, já que o município confirmou ontem mais um óbito pela doença. A cidade agora soma 26 mortes por dengue. Outras 13 estão sendo investigadas.

Em nota, a Prefeitura reafirmou o compromisso de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e destacou a importância da participação da população nas medidas preventivas.

“A união de esforços é essencial para proteger a população e evitar novas perdas. Reforçamos o apelo para que cada morador faça a vistoria semanal em sua casa, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, destacou a Secretaria da Saúde.

O município segue com campanhas de conscientização e ações de controle, mas alerta que o combate à dengue depende do engajamento de todos.

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.