Profissional de saúde enche seringa com imunizante (Foto: Arquivo/Marília Notícia)
Até a primeira quinzena de setembro, ou seja, em pouco menos de 90 dias, Marília prevê ter aplicado pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em toda a população adulta. A estimativa leva em consideração a previsão de remessas enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde.
Se o objetivo for alcançado, antes das festas de final de ano, todo mariliense com mais de 18 anos estará vacinado com as duas etapas. O tão sonhado “Natal da liberdade” projeta controle da doença pelo imunizante, redução das medidas restritivas e dos casos graves.
Plataforma Vacina Já, do Governo Paulista, apontou nesta quarta-feira (23) total de 141.959 vacinas aplicadas na cidade, sendo 104.267 em primeira dose e 37.692 em segunda.
A estimativa otimista se apoia em três fatores: a previsão de distribuição, a expertise da Secretaria Municipal da Saúde e a estratégia brasileira de padronizar um intervalo de 90 dias entre a aplicação de duas vacinas – a Oxford/AstraZeneca e a Pfizer/BioNTech, que começam a chegar em volume mais expressivo.
O secretário municipal da Saúde, Cassio Luís Pinto Júnior, afirma que o município pondera que essa previsão pode, até mesmo, ser adiantada ou sofrer atraso. “Vai depender da chegada das vacinas. Não dá para fazer exercício de futurologia”, diz.
INTERVALO
A supervisora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Alessandra Arrigoni, afirma que o conhecimento já adquirido sobre a imunidade parcial da primeira dose fez com que, no Brasil, o intervalo seja diferente de outros países.
“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou as doses no Brasil com o intervalo de 90 dias. Com isso, temos um aprazamento maior, para aguardar a chegada do imunizante no país. Em outros lugares do mundo, a segunda aplicação é feita após 21 dias”, explica.
A chamada “imunidade parcial” na qual o Brasil se apoia ainda é objeto de estudos. Porém, trata-se de uma estratégia de saúde pública, que leva em consideração a coletividade e a necessidade de ações emergenciais. A ideia é equacionar, para evitar ainda mais a perda de vidas.
Além da regulamentação da Anvisa, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília também conta com a capilaridade da rede da atenção básica. O município tem mais de 50 locais de atendimento (12 Unidades Básicas de Saúde – UBS e 40 Unidades Saúde da Família – USFs).
Com a ampla rede, Marília conseguiu referenciar as unidades específicas para atendimento a pessoas com sintomas – onde não são administradas vacinas – e os postos de vacinação, onde o trabalho é intenso, principalmente para aplicação da segunda dose nas pessoas atendidas nos mutirões.
PRAZOS
Em uma nota técnica divulgada aos profissionais de saúde, a Anvisa reiterou alerta para que as equipes de saúde se atentem para evitar erros de aplicação, ou seja, trocar na segunda dose o produto que foi utilizado na primeira. Não há casos oficiais notificados em Marília.
No mesmo documento, a Agência trata dos prazos e resume as especificações dos quatro imunizantes agora em uso no país.
CORONAVAC/BUTANTAN
A dose tem 0,5 mL. O frasco-ampola deve ser agitado antes do uso e não é feita diluição. O esquema é de duas doses iguais, com intervalo entre duas e quatro semanas.
ASTRAZENECA/FIOCRUZ
Cada dose tem 0,5 mL. O frasco-ampola não deve ser agitado e não é feita diluição. O esquema é de duas doses iguais, com intervalo entre quatro e doze semanas.
JANSSEN/CILAG
Cada dose tem 0,5 mL. O frasco do imunizante não precisa ser agitado e não pode ser diluído. A aplicação é em dose única.
PFIZER/BIONTECH
O volume é menor: 0,3 mL por dose. A vacina descongelada é diluída no frasco original com 1,8 mL de solução injetável de cloreto de sódio. Cada frasco gera seis doses. A vacina exige duas doses iguais, em intervalo maior ou igual a três semanas.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.