Categories: Marília

Marília precisa vacinar 2,2 mil crianças para bater a meta

Apesar da extrema importância da vacina, há dificuldade em bater a meta (Foto: Divulgação)

Faltando apenas dez dias para o final do prazo para a vacinação contra a poliomielite, 2.206 crianças ainda não receberam o imunizante em Marília.

A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo, com idade entre um e quatro anos, que é de 11.242 crianças. No entanto, a média atual está em 80,38%, com 9.036 vacinados.

Até o momento, foram aplicadas 2.202 doses em crianças de um ano, 2.118 em crianças de dois anos, 2.208 em crianças de três anos e 2.508 imunizantes na faixa etária dos quatro anos.

A campanha nacional para a vacinação contra a Poliomielite foi iniciada no dia 8 de agosto, com previsão de término em 9 de setembro. Com baixa adesão em todo o país, a iniciativa foi prorrogada até o dia 30 de setembro e depois novamente até o dia 31 de outubro.

Ao longo deste período, diversas campanhas foram realizadas na cidade para atingir o maior número de crianças possível, com vacinações aos sábados e até nas escolas.

Em Marília, todas as unidades de saúde continuam vacinando o público-alvo dessa campanha de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

AÇÃO COM RECREAÇÃO NESTE SÁBADO

Para quem tem dificuldade de ir até a unidade de saúde durante a semana, a prefeitura realiza neste sábado (22), mais uma ação de vacinação contra a pólio, com atualização da caderneta vacinal para as crianças até 12 anos.

A ação acontecerá no Sest Senat, localizado na Avenida Dr. Durval de Menezes, 1901, no bairro Nova Marília, das 8h às 13h, e a vacinação será por ordem de chegada. No local, também haverá recreação para as crianças.

“As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento”, disse a enfermeira Juliana Carvalho Bortoleto Gomes, da Secretaria Municipal da Saúde de Marília. “As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade”, explicou.

Para o secretário municipal da Saúde, o médico Dr. Sérgio Nechar, a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. “A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980”

A POLIOMIELITE

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

A doença é causada pelo poliovírus, e a infecção se dá por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.

Michele Correia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

13 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

13 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

13 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

13 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

21 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.