Vacina foi disponibilizada para os profissionais de saúde (Foto: Divulgação)
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou relatório com a confirmação de mais três casos de meningite em apenas uma semana (de 12 a 18 de julho). Já são 20 casos até agora em 2022, com quatro mortes. No mesmo período do ano passado, apenas três casos tinham sido registrados, e nenhuma morte.
O aumento significativo nos registros gerou um alerta da Secretaria de Estado da Saúde, que disponibilizou a vacina Meningocócica C – que é aplicada em bebês aos três e cinco meses, com reforço aos doze meses – também para os profissionais de saúde.
“A campanha de multivacinação que tivemos no sábado (23) foi uma das campanhas que o município já fez (na tentativa de conter a propagação da doença). Fizemos um alerta para a rede falando sobre esses casos que vêm aumentando, até porque 20% deles culminaram em óbito. Temos chamado a população para atualizar a caderneta de vacinação. Os imunossuprimidos podem tomar a vacina pneumocócica, já que os casos também podem evoluir para meningite”, afirma a Vigilância Epidemiológica, por meio da assessoria de imprensa.
Há duas vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite: a meningocócica C (aplicada em bebês e que está sendo disponibilizada aos profissionais de saúde) e a ACWY, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y. Esse imunizante é aplicado em dose única em adolescentes aos 11 anos de idade.
Cidadãos de outras faixas etárias podem se vacinar, mas pela rede particular. A imunização é a melhor forma de prevenção.
Os 20 casos confirmados até agora foram registrados em doze bairros, de diversas regiões da cidade: Jardim Califórnia, Alto Cafezal, Montolar, Alcides Matiuzzi, Maracá I, Vila Romana, Betel, Nova Marília, Fragata, Palmital, Santa Antonieta e JK.
SINTOMAS
É preciso estar atento aos sintomas, já que a meningite é uma doença considerada grave, que pode evoluir para óbito. Veja quais são os principais e, se for o caso, procure um médico:
(Imagem: Reprodução) Um idoso passou mal enquanto dirigia e se envolveu em um acidente de…
Drogas de vários tipos e dinheiro do crime; polícia tenta reduzir tráfico na zona oeste…
Um homem de 35 anos foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (4) após…
O governo federal lançou nesta segunda-feira (4) o Novo Desenrola Brasil, programa que busca ajudar famílias,…
Transporte escolar da rede municipal vai precisar aguardar por retomada de licitação para contratação de…
Uma dona de casa de 58 anos foi detida na noite desta segunda-feira (4) ao…
This website uses cookies.