Testes começam esta semana em Marília (Foto: Divulgação)
Marília foi escolhida pelo Ministério da Saúde e pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do Estado, para testes de um novo inseticida contra o Aedes aegypti a partir desta semana.
Especialistas ouvidos pela reportagem explicam que o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, tem se tornado resistente ao produto utilizado atualmente em nebulizações, o que exige a busca por novas soluções.
Vale lembrar que a quantidade de casos positivos e notificações para suspeitas de dengue voltaram a preocupar Marília neste começo de ano.
Atualmente é a aplicado um inseticida chamado Komvektor 440 EW, produzido pela alemã Bayer, que entre outras coisas, necessita ser diluído antes da utilização. Recentemente o produto chegou a faltar no Brasil.
O novo inseticida, chamado de Cielo, é produzido pela empresa norte-americana Clarke, e pode ser aplicado sem necessidade de acrescentar água ao produto. Outra diferença – a principal – é a composição do inseticida.
Serão realizados testes em diversas regiões de Marília utilizando métodos combinados de aplicação, como os aparelhos costais e com a utilização de veículo (o popular fumacê). O Cielo pode ser utilizado para aplicações internas e externas.
Não é a primeira vez que o município é escolhido para a experimentação de alternativas contra o Aedes aegypti.
No final de 2017 o Ministério da Saúde selecionou Marília junto com outras cinco cidades para testar a eficácia de uma nova estratégia de controle em que o próprio mosquito é usado para o controle da população de vetores, transportando larvicida nas patas e contaminando os criadouros.
O projeto é resultado do trabalho de pesquisadores do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e do Instituto Rene Rachou (IRR/Fiocruz Minas), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
This website uses cookies.