Estado tem abastecido os municípios por etapas, com a vacina contra os vírus Influenza, que provocam Síndrome Respiratória Aguda Grave (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)
Com grande procura pela população, em apenas uma semana a Campanha de Vacinação contra a gripe em Marília atendeu 17.631 pessoas e atingiu 19,28% do público-alvo na cidade. A previsão é de que sejam aplicadas 91.546 doses.
Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde, referentes ao período entre segunda (23) e sexta-feira (27) da semana passada.
Este ano o Ministério da Saúde inverteu a ordem do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Primeiro serão vacinados os idosos e os trabalhadores da área da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.
A dose protege contra os vírus A, subtipos H1N1 e H3N2, além do Influenza B. O imunobiológico é feito a partir de vírus inativado, sem risco de provocar a doença.
Embora não ofereça proteção contra a Covid-19, a vacinação tem sido considerada uma aliada dos médicos, por permitir diferenciar o diagnóstico em pacientes imunizados.
Isso acontece porque os sintomas dos quadros gripais por Influenza e pelo novo coronavírus são praticamente os mesmos.
Parcial em Marília
Receberam a vacina na cidade 15.011 pessoas com 60 anos ou mais e também 2.603 trabalhadores da saúde. Por indicação médica, também receberam antecipadamente a dose oito gestantes, três crianças, cinco adultos (não especificados) e um trabalhador em força de segurança e salvamento.
Em Marília, a vacina segue sendo aplicada por 52 equipes de Atenção Primária à Saúde, sendo 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 40 Unidades de Saúde da Família (USFs).
A Prefeitura promoveu ainda dois dias de drive-thru em parceria com a Primeira Igreja Batista de Marília (PIB), para evitar aglomerações. Escolas também foram usadas na primeira semana, para descentralizar o acesso e reduzir filas.
Confira o calendário:
O Governo Federal explicou que não disponibilizou a vacina para todos os grupos de uma vez devido à expectativa de que seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde, ao mesmo tempo, com risco maior de confusão e desabastecimento.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.