Marília

Marília está em área de alerta para perigo de tempestade

Marília e cidades da região estão na área do “alerta laranja” emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) devido a situação de perigo de tempestade entre esta sexta-feira (24) e a manhã de sábado (25).

Os riscos, de acordo com o serviço de meteorologia, são de ventos intensos, granizo, risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvore e de alagamentos.

Pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos podem chegar a velocidades entre 60 e 100 quilômetros por hora. O alerta laranja fica entre o amarelo, menos grave, e o vermelho, de risco mais intenso.

As instruções em caso de rajadas de ventos, são para não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e queda de descarga elétrica, nem estacionar veículos próximo de torres de transmissão ou placas de propaganda.

“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, diz o alerta. Em caso de emergência mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O aviso envolve 201 cidades nas áreas de Marília/Presidente Prudente/Assis, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira.

Previsão

O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) também alerta para a altar possibilidade de chuva forte em Marília nesta sexta-feira. Os equipamentos ficam em Bauru e Presidente Prudente.

De acordo com a meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, “a presença de uma frente fria no Sul do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de instabilidade pré-frontais, com chuvas e trovoadas isoladas, principalmente nas regiões oeste, sudoeste, sudeste e sul do estado”.

No sábado (25), de acordo com ela, uma frente fria atinge o estado, deixando o tempo instável e com previsão de chuvas, “algumas acompanhadas por trovoadas”. “No decorrer da noite a nebulosidade começa a diminuir a partir do sul e oeste paulista, devido a entrada do sistema de alta pressão pós-frontal. As temperaturas estarão em declínio”.

Já para o domingo, a previsão é de que a frente fria se desloque para o estado do Rio de Janeiro. “No estado de São Paulo, a atuação do sistema de alta pressão, com massa de ar frio e seco associada, deixa o Tempo estável, com céu claro a poucas nuvens na maior parte do estado. Apenas a faixa leste e o nordeste paulista, continuam com muitas nuvens e sujeitos a chuvas isoladas no decorrer do período. Temperaturas baixas”.

(Reprodução/IPMet)

 

 

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

6 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

6 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

7 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

7 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

7 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

8 horas ago

This website uses cookies.