Marília

Marília é destaque no Dia Internacional dos Museus por acervo paleontológico

Museu de Paleontologia de Marília é um dos poucos do tipo no Brasil (Foto: Divulgação)

O Dia Internacional dos Museus é comemorado nesta quinta-feira (18) com grande destaque em Marília, que conta com o Museu de Paleontologia, um dos poucos o tipo em todo o Brasil. O local é diariamente frequentado por vários marilienses e visitantes de outas cidades, de todas as idades, que se encantam com a oportunidade única de mergulhar na história dos dinossauros.

Recentemente modernizado, o Museu de Paleontologia de Marília se tornou um ponto de referência para aqueles que desejam explorar e entender o fascinante mundo dos dinossauros que habitaram na região há milhões de anos. Com a rica coleção de fósseis, réplicas e exposições interativas, o museu oferece uma verdadeira experiência imersiva, o que permite aos visitantes uma viagem no tempo com aprendizagem sobre a vida das criaturas pré-históricas.

Uma das principais atrações do museu são as duas imponentes réplicas de dinossauro. Uma delas está posicionada do lado de fora do Museu de Paleontologia, enquanto a outra fica dentro de suas dependências.

Essas reproduções meticulosamente elaboradas dão vida aos animais que dominaram a região de Marília há milhões de anos, proporcionando uma visão realista de como eram esses seres. A interação com as réplicas é permitida, possibilitando que os visitantes toquem, tirem fotos e se sintam parte desse mundo antigo.

Além das réplicas, o Museu de Paleontologia de Marília possui fósseis autênticos, como ossos e pegadas, que foram encontrados na região, descobrindo assim as espécies que habitaram Marília e seus arredores, fornecendo informações e enriquecendo a experiência de todos os visitantes.

O museu também oferece atividades interativas, especialmente voltadas para crianças, com o objetivo de despertar o interesse pela paleontologia e pela ciência em geral, estimulando a curiosidade e a imaginação dos visitantes, proporcionando um aprendizado divertido e envolvente.

“É muito gratificante poder compartilhar com o público adulto e infantil, informações sobre os dinossauros e os fósseis encontrados pela região. Hoje não tem quem não conheça ou não tenha ouvido falar em dinossauros. É uma palavra mágica e fósseis desses animais são encontrados em praticamente todos os continentes. O fato de haver em nosso subsolo evidências concretas da passagem desses fantásticos animais faz de Marília uma janela para o passado”, afirma o paleontólogo William Nava.

O Museu de Paleontologia funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 13h às 18h, na avenida Sampaio Vidal, 245, com entrada pela avenida Rio Branco.

Réplica de dinossauro instalado na área interna do Museu de Paleontologia (Foto: Divulgação)

DESCOBERTAS EM MARÍLIA

As primeiras coletas de fósseis datam do início dos anos 90 e se referem a fragmentos ósseos identificados como pertencentes a saurópodes do grupo dos Titanossauros.

As pesquisas do paleontólogo William Nava revelaram inúmeros sítios fossilíferos datados do Cretáceo Superior por toda a região. A partir da descoberta de fósseis de crocodilos descritos como Mariliasuchus amarali e Adamantinasuchus navae, em rochas próximas ao vale do Rio do Peixe, foi possível concluir que a região tinha potencial para fósseis bem preservados.

De região desconhecida para a paleontologia até o início dos anos 90, Marília atualmente desponta como um dos grandes sítios paleontológicos do Brasil e América do Sul.

Foram reconhecidos, dinossauros do grupo dos Titanossaurídeos (herbívoros), dinossauros terópodes (carnívoros), espécies de crocodilos, anfíbios, dentes e restos ósseos de peixes e um pequeno lagarto Esquamata, além de micro fósseis.

Criado através do Decreto nº 5509 do dia 26 de setembro 2003, e inaugurado no dia 25 de novembro de 2004 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura, o Museu de Paleontologia de Marília é uma significativa contribuição ao conhecimento científico regional e nacional na área da paleontologia.

O objetivo é promover a pesquisa paleontológica, preservar e divulgar os achados junto à população e à comunidade científica e estimular a presença de visitantes da própria cidade, bem como da região e também de outras partes do país, uma vez que é o único museu com essa temática, em todo o oeste de São Paulo.

Museu de Paleontologia de Marília é referência sobre o assunto em todo o país (Foto: Divulgação)
Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

12 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

12 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

12 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

12 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

20 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.