Marília

Marília é a 5ª colocada em agilidade para abertura de empresas

Marília tem resultado mediano no ranking da desburocratização e agilidade para abertura de empresas. Em uma lista de dez cidades de porte aproximado, em diferentes regiões do Estado de São Paulo, o município é o 5ª colocado.

Em média, são necessários dois dias e 13 horas para abrir uma empresa na cidade. Esse tempo pode cair para 23 horas, no caso de Microempreendedor Individual (MEI), ou aumentar para dois dias e 19 horas, para Sociedade Limitada.

Os dados foram analisados pelo Marília Notícia com base no painel do Programa Governo Digital, que integra esforços dos Estados e municípios, para reduzir o tempo que um cidadão leva para poder abrir seu negócio e iniciar atividades legalmente.

Na lista elaborada pelo MN, o tempo médio para abertura em Marília fica à frente de Araraquara, Americana, Sumaré, Jacareí e Hortolândia. Mas o desempenho da cidade é inferior a Bauru, Barueri, Araçatuba e São Carlos.

O tempo médio considera a média entre todos os tipos de empresa, sendo que o grande número de Microempreendedores Individuais (MEIs) tem influenciado o indicador.

Em Marília, segundo o painel, até novembro desse ano 30.585 empresas estavam ativas – ao menos formalmente. Desse total, 22.912 são firmas de uma pessoa só, com limite de um funcionário previsto em lei.

Este ano a cidade registrou 493 novas empresas e teve fechamento de 145 até novembro. Entre as encerradas, 116 eram MEIs.

Apoio ao empreendedor

Marcos Takaoka, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Marília, afirma que o órgão está à disposição dos empreendedores, independente da modalidade de negócio.

O atendimento é feito nos Postos do Sebrae ou nas salas do empreendedor. “Algumas iniciativas governamentais recentes ajudam a reduzir esse tempo de espera, que sempre vai variar de acordo com a complexidade do negócio”, explicou.

A Lei da Liberdade Econômica, por exemplo, permite que atividades consideradas de baixo risco sejam iniciadas mediante a simples declaração de que o empreendedor tem conhecimento das exigências promitentes.

“A empresa permanece sujeita a fiscalização, evidente, e terá que obter seu Alvará, autorização da Vigilância Sanitária, Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros, e outras licenças pertinentes à sua atividade, porém, se for classificada como baixo risco, não tem que aguardar todo o processo”, disse Takaoka.

Um integrador, tanto para atendimento quanto para controle dos prazos, é a Redesim, do Governo Federal, que no Estado de São Paulo recebeu o nome Via Rápida Empesa.

A proposta é que por apenas um portal o empreendedor possa requerer e acompanhar todas as licenças necessárias. O endereço eletrônico é vreredesim.sp.gov.br

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) informou que o tempo médio para abertura de empresa, através do sistema VRE|Digital, está em sete horas.

O órgão não possui ranking dos municípios no momento, mas afirmou que está trabalhando para implantar um Painel de Acompanhamento Municipal em 2021.

Tempo médio para abertura de empresas

1º – São Carlos (1 dia e 2 horas)

2º – Araçatuba (1 dia e 8 horas)

3º – Bauru (1 dia e 13 horas)

4º – Barueri (2 dias e 4 horas)

5º – Marília (2 dias e 13 horas)

6º – Hortolândia 2 dias e 14 horas)

7º – Araraquara (3 dias e 4 horas)

8º – Jacareí (3 dias e 14 horas)

9º – Americana (4 dias e 6 horas)

10º – Sumaré (4 dias e 12 horas)

Fonte: Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei)
www.gov.br/governodigital

Carlos Rodrigues

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

13 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

13 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

14 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

14 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

14 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

14 horas ago

This website uses cookies.