Marília

Saúde divulga balanço da dengue, zika e chikungunya

Agente de saúde trabalha em Marília (Foto: Divulgação).

Marília registrou somente seis casos de dengue neste segundo semestre de 2016 e nenhuma ocorrência positiva para zika vírus e a chikungunya, que também são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde.

“Este é o resultado de um trabalho conjugado entre o Município, os esforços da administração de Vinícius Camarinha em proteger a nossa população, e a comunidade que vem fazendo a sua parte neste enfrentamento”, analisou o secretário municipal de Saúde, Hélio Benetti.

Os casos confirmados são de pacientes que residem nas regiões Norte (3 casos), Sul (2 casos) e Leste (1 caso). Neste segundo semestre não houve ocorrência de dengue em bairros localizados na zona Oeste, de acordo com a Prefeitura.

Diferentemente de outras cidades do Estado de São Paulo, que estão em situação de extrema alerta para dengue e já acumulam casos de zika vírus e chikungunya, Marília vive uma situação controlada da doença comprovada tanto pelos casos positivos, quanto pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, o LIRAa, realizado em outubro e novembro pelo Ministério da Saúde.

“Nossa cidade apresentou resultado satisfatório com índice zero no LIRAa”, comunicou o secretário Benetti.

“Não possuímos confirmação de circulação viral de zika ou chikungunya, isto significa que, todos os casos suspeitos investigados vieram com resultado negativo”, informou a supervisora da vigilância epidemiológica Alessandra Arrigoni Mosquini.

Ela explicou que, permanentemente, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília faz enfrentamento ao Aedes e as doenças provocadas pelo vetor (zika e chikungunya). “Mantemos atuante grupo técnico da vigilância com encontro semanal para discussão de casos, assim como o planejamento de ações de forma colegiada”, destacou.

Outras frentes de combate ao mosquito incluem monitoramento e estratégia de controle vetorial com equipes da Sucen, a Superintendência de Controle de Endemias.

“O município de Marília vem promovendo capacitações para o aperfeiçoamento no manejo e condução dos casos envolvendo o Aedes aegypti. Os treinamentos difundem técnica avançada para o acolhimento e abordagem de pacientes. Além disso, outros avanços para o enfrentamento incluem informatização, novos equipamentos e uniformes às equipes e agentes de saúde”, informou a administração municipal em comunicado.

Marília Notícia

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

10 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

10 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

16 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

16 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

16 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

16 horas ago

This website uses cookies.