Marília

Marília dispara e lidera ranking da vacina entre cidades médias de SP

Mariliense é imunizada (Foto: Divulgação)

Com mais de dez mil vacinas aplicadas em uma semana, Marília lidera com folga o ranking dos municípios médios do Estado de São Paulo – entre 200 e 300 mil habitantes – com o maior número de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19. O percentual atingiu 44,20% nesta terça-feira (22).

O Estado tem 17 cidades nesta faixa populacional. A segunda posição no ranking é de Presidente Prudente, que vacinou 39,85% dos moradores. A terceira cidade com melhor desempenho na dose inicial é Rio Claro, com 39,24% dos habitantes cobertos com a primeira aplicação.

Se for considerada apenas a população que já recebeu as duas doses, Marília é a segunda entre os municípios de 200 mil a 300 mil moradores, com 16,19% das pessoas com o esquema vacinal completo. Prudente está na dianteira, com 17,22%.

Os dados são da plataforma Vacina Já e os quantitativos populacionais utilizados pelo Marília Notícia são os fornecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), atualizados em 2021.

A plataforma informa ainda que a cidade recebeu 153.172 doses e já havia utilizado – até a tarde desta terça-feira (22) – 140.634. Ou seja, 91,81% do total.

ACIMA DE 200 MIL

A Campanha Imuniza Marília tem ainda o segundo melhor desempenho – em aplicação de primeira dose (44,20%) – entre todos os municípios que têm acima de 200 mil moradores.

A dianteira ainda é do município de Santos que, segundo a plataforma da Secretaria de Estado da Saúde, já conseguiu vacinar com a dose inicial 47,8% dos seus moradores.

Na terceira posição, atrás de Marília, está São José do Rio Preto, com 42,9% da população coberta com a primeira dose. A Capital São Paulo, onde 38,9% já recebeu uma dose, aparece na 11ª posição.

Entre os dez primeiros, um é do litoral, um da Grande São Paulo e oito são municípios polo do Interior. Este ranking (acima de 200 mil moradores) tem 41 cidades no Estado.

MÉDIA

Com exceção de Botucatu – com 148.130 habitantes – e de Serrana (45.644), as demais cidades de São Paulo – onde foram realizados ensaios com vacinação em massa – têm média de 33% e 38% da população vacinada com a dose inicial e 11% e 14% com a segunda aplicação.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

22 minutos ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

30 minutos ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

39 minutos ago

Justiça nega absolvição e manda ao júri mulher que matou ex-companheiro violento

Diego tinha 29 anos, quando foi morto (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília negou o…

1 hora ago

Marília que cresce: como o planejamento urbano influencia a qualidade de vida na cidade

Planejamento urbano é o ponto de equilíbrio desse processo (Foto: Divulgação) Marília inicia 2026 em…

1 hora ago

Turismo e lazer têm pacote de R$ 16,8 milhões em orçamento extra

Projetos incluem mirante e propõem transformar a região em complexo turístico (Foto: Arquivo/Marília Notícia) A…

2 horas ago

This website uses cookies.