Marília

Marília cresce 32,6% em ranking que mede saúde básica

Marília melhorou indicadores e subiu várias posições no ranking do Previne Brasil (Foto: Arquivo/MN)

Marília melhorou a pontuação e avançou importantes posições no ranking do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, o que revela avanços significativos na área da atenção primária. A avaliação, realizada a cada quatro meses, examina indicadores relacionados ao pré-natal, saúde da mulher, saúde infantil e doenças crônicas.

O sistema de classificação utiliza uma métrica chamada de Indicador Sintético Final (ISF) para estabelecer um ranking das cidades, com notas que variam de zero a 10.

Os resultados do terceiro quadrimestre de 2023 destacaram o crescimento no desempenho de Marília, um aumento de 32,6% no último ano, passando de 5,80 no terceiro quadrimestre de 2022 para 7,69 no mesmo período deste ano. No primeiro quadrimestre do ano passado, a nota da cidade era de 6,48. Já no segundo quadrimestre, Marília havia registrado nota 7,31.

Marília subiu posições no ranking do Programa Previne Brasil (Imagem: Divulgação)

Em nível estadual, Marília saltou para a 358ª posição na classificação, o que representa um avanço de 118 posições em relação ao mesmo período do ano anterior, quando ocupava a 476ª colocação no ranking. No primeiro quadrimestre de 2023, a cidade estava em 467º lugar e no segundo quadrimestre a 427ª posição.

O crescimento de Marília no ranking do Previne Brasil, indicador de referência do Ministério da Saúde, reflete o aprimoramento da qualidade dos serviços nas áreas-chave de consultas de pré-natal, atendimento odontológico durante a gestação, realização de exames de sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pacientes com hipertensão e solicitação de hemoglobina para pessoas com diabetes.

Marília tem apresentado evolução constante no ranking (Imagem: Divulgação)

O Programa Previne Brasil avalia cidades com base em indicadores de saúde específicos. Esses números determinam a classificação das cidades e influenciam a distribuição mensal de recursos públicos para as prefeituras. Ele se baseia em dados e processamento no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).

A coleta e compartilhamento de dados ocorrem principalmente por meio do sistema de informações, com destaque para o e-SUS, sistema integrado em toda a rede de saúde de Marília, que permite o compartilhamento do histórico completo dos pacientes e otimiza as atualizações e a resposta às principais demandas.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Notificação por risco de deslizamento gera revolta entre moradores

Deslizamentos colocam em risco casas da avenida Sete de Setembro, em Vera Cruz (Foto: Divulgação)…

46 minutos ago

RIC entra no acordo e Justiça redefine decisão sobre Ribeirão dos Índios

Obra abandonada do Ribeirão dos Índios (Foto: Divulgação) Em audiência de conciliação realizada na terça-feira…

53 minutos ago

Dupla é presa por tráfico e associação ao crime em ponto conhecido do Azaleias

Quase 450 porções de drogas foram tiradas de circulação (Foto: Divulgação/Dise) Dois jovens foram presos…

2 horas ago

Falta de energia afeta abastecimento no Nova Marília III nesta quinta-feira

Uma interrupção no fornecimento de energia elétrica na manhã desta quinta-feira (19) afetou o sistema…

2 horas ago

Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão

Idoso foi sepultado em Ocauçu nesta quarta-feira (Foto: Divulgação/Redes Sociais) Um homem de 73 anos…

2 horas ago

Operação policial apreende drogas e prende envolvidos com o tráfico em Pompeia

Drogas encontradas durante ação policial desta quarta-feira (18 (Foto: Divulgação/PMSP) Uma operação conjunta das polícias…

3 horas ago

This website uses cookies.