Vista aérea de Marília (Foto: Divulgação)
O prefeito Daniel Alonso comemora o 12º lugar de Marília no Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado na semana passada pelo CLP (Centro de Liderança Pública).
Marília está incluída no Grupo 4, entre cidades de 200.000 a 299.999 habitantes, à frente de municípios como Santa Maria (RS), Criciúma (SC), Volta Redonda (RJ), Cotia (SP), Foz do Iguaçu (PR), Divinópolis (MG) Novo Hamburgo (RS) e Sobral (CE).
A cidade líder do ranking é Barueri (SP) que, inclusive, é a primeira colocada no ranking geral, que engloba sete grupos – nesse ranking Marília está na 69ª posição.
Prefeito Daniel Alonso fiscaliza obra (Foto: Divulgação)
No levantamento do CLP, Marília se destaca em serviços, sendo que o estudo analisa três dimensões: instituições, sociedade e economia. Cada uma destas dimensões é sustentada por pilares.
Economia, por exemplo, concentra os seguintes pilares: inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
A dimensão das instituições traz dados relacionados aos pilares da sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. Sociedade, por sua vez, está pautada em seis pilares, entre eles: acesso à saúde, segurança e saneamento básico.
Chefe do Executivo discursa em evento na Acim (Foto: Divulgação)
Na dimensão sociedade, Marília está entre as 50 do Brasil, obtendo a nota 71.63, uma das melhores do ranking com 405 cidades brasileiras. Nesta dimensão, a média do Estado de São Paulo foi 69.37, a da região Sudeste 65.57 e a média nacional 60.48.
“Esse Ranking de Competitividade comprova mais uma vez que Marília está no caminho certo, sendo uma das cidades com melhores índices do país e também uma das melhores para se viver. A nossa cidade deu um grande salto em qualidade de vida, com as obras realizadas pela nossa gestão, principalmente a obra do esgoto, que trouxe mais saúde e qualidade de vida a nossa população. Estamos felizes com esse índice que nos coloca em 12º lugar no ranking, mas precisamos continuar avançando, sempre priorizando o bem-estar dos marilienses”, diz o prefeito Daniel Alonso.
Marília de cima (Foto: Divulgação)
RANKING
Há anos o CLP atua para a promoção da competitividade do Brasil e do debate sobre políticas públicas baseadas em evidências, por meio do já tradicional Ranking de Competitividade dos Estados e da formação de lideranças e gestores públicos. Agora o trabalho foi expandido e, em 2020, foi lançada a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios.
O Ranking é composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e 3 dimensões. Ele é fruto de uma ampla reflexão sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.
Os municípios foram divididos em sete grupos: de 80 mil a 99.999 habitantes (Grupo 1); de 100 mil a 149.999 (Grupo 2); de 150 mil a 199.999 (Grupo 3); e 200 mil a 299.999 (Grupo 4); de 300 mil a 499.999 (Grupo 5); de 500 mil a 999.999 (Grupo 6); e acima de 1 milhão de habitantes (Grupo 7).
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.