Marília

Marília confirma hoje se participa de consórcio de vacina

A Prefeitura de Marília deve decidir nesta quinta-feira (4) se de fato vai integrar o consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de vacinas contra a Covid-19 de forma independente em relação a Estado ou União.

O prazo para adesão oficial ao grupo de municípios termina nesta sexta-feira (5). A proposta da FNP é instalar o consórcio até o dia 22 de março, mas a compra de vacinação não é para já e deve entrar em ação caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda nacional.

Na semana passada, após visita ao Ministério da Saúde, em Brasília (DF), o prefeito Daniel Alonso (PSDB) anunciou a intenção de participar do consórcio.

A manifestação veio após autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para estados e municípios comparem seus próprios imunizantes.

Para efetivar a participação no consórcio os gestores dos municípios interessados devem preencher um formulário específico no portal da FNP.

O secretário da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto, disse ao Marília Notícia que a decisão sobre a participação mariliense deve ser ratificada. “Muito provável que faremos parte sim”.

Após a assinatura, a adesão ainda precisará ser ratificada pela Câmara de Marília. O presidente do Legislativo municipal, vereador Marcos Rezende (PSD), no entanto, já sinalizou apoio ao plano e ofereceu recursos orçamentários não gastos pela Casa de Leis para eventual compra.

Consórcio

De acordo com a FNP, não haverá nenhum custo inicial para participação no consórcio. Os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais.

O presidente da FNP, Jonas Donizette, explicou que a primeira tentativa será para que os municípios não precisem desembolsar nada para aquisição das vacinas.

“Caso isso ocorra, a ideia é reembolsá-los. Não seria adequado os municípios terem esse gasto diante do PNI, pois já estão afogados em dívidas por conta do momento”, disse o presidente da entidade.

De acordo com o PNI, a obrigação de adquirir imunizantes para a população é do governo federal.

“No entanto, diante da situação de extrema urgência em vacinar brasileiros e brasileiras para a retomada segura das atividades e da economia, o consórcio público, amparado na segurança jurídica oferecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), torna-se uma possibilidade de acelerar esse processo”, afirma a FNP.

FNP

A FNP reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas os municípios que estão fora desse escopo também poderão participar. Até o começo da semana, mais de 100 municípios já indicaram intenção de participar do consórcio.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

38 minutos ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

1 hora ago

Arrombamento em loja e furto de eletrônicos levam homem à prisão

Equipamento recuperado e dinheiro apreendido, após PM encontrar suspeito na zona norte (Foto: Divulgação) Um…

1 hora ago

Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs

Apesar da saída dos ambulantes, dezenas de boxes permanecem em área ferroviária reintegrada à Rumo…

2 horas ago

Homem é preso após roubo frustrado de motocicleta na zona leste

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

2 horas ago

Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais

Carnaval 2026 do Yara Clube promete ser um dos mais marcantes de sua história (Foto:…

2 horas ago

This website uses cookies.