Marília

Marília chama atenção para “Luta Antimanicomial”

Grupo animado mantém a mente e o corpo em movimento, no Caps Com-Viver.  (Foto: Arquivo PMM)

Maio é o mês da luta antimanicomial, um movimento pelos direitos das pessoas em sofrimento psíquico. Entre as bandeiras defendidas está o fortalecimento dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), que trabalham para inclusão e socialização dos pacientes. Marília conta com três unidades para atendimento aos diferentes públicos.

Parceria da Secretaria Municipal da Saúde com a Famema (Faculdade de Medicina de Marília) propõe uma reflexão sobre a saúde mental. O poder público intensificou a divulgação, com o objetivo de estimular a população a procurar atendimento preventivo.

A rede básica de saúde oferece inúmeras oportunidades, como grupos de atividades físicas, coral, artesanato, atendimento coletivo e multidisciplinar à gestante, ao diabético e hipertenso, entre outros.

As ações, de forma direta ou indireta, favorecem a saúde da mente. As USFs (Unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contam ainda com atendimento em saúde mental. Quando indicado, o usuário do SUS também tem acesso a psiquiatras, por meio da Policlínica e do ambulatório da Unimar.

Atividade no Caps Com-Viver; integração e terapia por meio da música.  (Foto: Arquivo PMM)

CAPS

A psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, supervisora do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, explica que dois Caps estão sob gestão do município: o Catavento (crianças e adolescentes) e o Com-viver, para adultos que não são dependentes de álcool e outras drogas.

Já o Caps AD (álcool e drogas) é gerido pela Famema. Os três serviços funcionam de segunda a sexta-feira, com acolhimento de demanda espontânea (sem agendamento) no início da manhã. O quadro de funcionários é formado por equipe multidisciplinar em diversas áreas da saúde.

“A atenção psicossocial é uma resposta dos usuários da saúde mental, seus familiares, profissionais e estudantes da área da Saúde dão a uma política superada, que propunha apenas a internação hospitalar. Graças a esse movimento, a sociedade compreende hoje a importância desse tratamento que preserva o vínculo social”, destacou Simone.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, lembrou os investimentos nos Caps nos últimos dois anos. “Nesse período mudamos o Caps-Viver de sede, para um local amplo e adequado, contratamos profissionais por concurso e estruturamos as equipes. Com isso, praticamente dobramos o número de pacientes atendidos. O resultado desse esforço nos alegra porque contamos com gente muito séria trabalhando nestas unidades e os benefícios chegam a centenas de pessoas”, disse.

Registro de dia de festa no Caps Catavento; atendimento por equipe multidisciplinar tem a alegria como ferramenta. (Foto: Arquivo PMM)

SERVIÇO

O Caps Com-Viver está localizado na rua Marques de São Vicente, 322, bairro Maria Izabel. O telefone é o (14) 3434-2037. Já o Catavento fica na rua Alcides Nunes, 1.100 (atrás do Lar Amelie Boudet). Mais informações pelo (14) 3451-1660.

O Caps AD (Famema) funciona no antigo NGA (Postão da avenida Santo Antônio). O telefone para mais informações é o 3433-8584.

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

7 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

16 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

16 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.