Marília

Marília melhora 360 posições em ranking ambiental de São Paulo

Estação de Tratamento de Esgoto finalizada; município teve pontuação recorde no programa, criado em 2007 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Ranking divulgado nesta quinta-feira (17) aponta que Marília avançou 360 posições no Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Os municípios são classificados conforme atendimento ou não de quesitos de sustentabilidade ambiental.

Na edição 2020 do levantamento, a cidade apareceu na 122ª posição, com a nota 70,89. São José do Rio Preto ficou no topo do ranking pelo terceiro ano consecutivo, com o melhor desempenho, 97 pontos.

Em 2019, Marília foi a 482ª cidade no Estado e ficou entre os municípios com pior resultado. As classificações dos anos anteriores também indicaram dificuldades em cumprir requisitos.

O programa avalia arborização urbana, biodiversidade, conselho ambiental, educação ambiental, esgoto tratado, estrutura e educação ambiental, gestão das águas, sustentabilidade, qualidade do ar, resíduos sólidos e uso do solo.

No ano passado, Marília tirou nota zero em quatro diretivas, incluindo ações de arborização, que a cidade não conseguiu comprovar e, então, pontuar no programa.

No item tratamento de esgoto – que vem sendo foco de investimentos nos últimos anos – a nota subiu de 0,27 em 2019 para 6,02 neste ano.

O município evoluiu também em participação popular (conselho ambiental). A melhoria do engajamento elevou a pontuação de zero, no ano passado, para 8,15 no novo levantamento.

Para atingir a certificação no Programa Município VerdeAzul, as cidades precisam obter nota a partir de 80. Com resultado entre 60 e 79,99, os municípios ficam no nível II de qualificação. Também são qualificadas, em nível I, as cidades que atingem nota entre 40 e 59,99.

Vale lembrar que a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado elabora o ranking com base em ações realizadas e comprovadas pelos municípios, por meio de relatórios.

Por isso, as notas dependem da execução, da organização e do interesse das prefeituras em participar do programa e enviar relatórios (comprovando as ações), nos prazos estabelecidos.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

21 minutos ago

Arrombamento em loja e furto de eletrônicos levam homem à prisão

Equipamento recuperado e dinheiro apreendido, após PM encontrar suspeito na zona norte (Foto: Divulgação) Um…

27 minutos ago

Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs

Apesar da saída dos ambulantes, dezenas de boxes permanecem em área ferroviária reintegrada à Rumo…

1 hora ago

Homem é preso após roubo frustrado de motocicleta na zona leste

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

2 horas ago

Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais

Carnaval 2026 do Yara Clube promete ser um dos mais marcantes de sua história (Foto:…

2 horas ago

Homem invade garagem, tenta furtar carro, mas é flagrado e acaba preso

Um homem de 37 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

2 horas ago

This website uses cookies.