Marília

Marília melhora 360 posições em ranking ambiental de São Paulo

Estação de Tratamento de Esgoto finalizada; município teve pontuação recorde no programa, criado em 2007 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Ranking divulgado nesta quinta-feira (17) aponta que Marília avançou 360 posições no Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Os municípios são classificados conforme atendimento ou não de quesitos de sustentabilidade ambiental.

Na edição 2020 do levantamento, a cidade apareceu na 122ª posição, com a nota 70,89. São José do Rio Preto ficou no topo do ranking pelo terceiro ano consecutivo, com o melhor desempenho, 97 pontos.

Em 2019, Marília foi a 482ª cidade no Estado e ficou entre os municípios com pior resultado. As classificações dos anos anteriores também indicaram dificuldades em cumprir requisitos.

O programa avalia arborização urbana, biodiversidade, conselho ambiental, educação ambiental, esgoto tratado, estrutura e educação ambiental, gestão das águas, sustentabilidade, qualidade do ar, resíduos sólidos e uso do solo.

No ano passado, Marília tirou nota zero em quatro diretivas, incluindo ações de arborização, que a cidade não conseguiu comprovar e, então, pontuar no programa.

No item tratamento de esgoto – que vem sendo foco de investimentos nos últimos anos – a nota subiu de 0,27 em 2019 para 6,02 neste ano.

O município evoluiu também em participação popular (conselho ambiental). A melhoria do engajamento elevou a pontuação de zero, no ano passado, para 8,15 no novo levantamento.

Para atingir a certificação no Programa Município VerdeAzul, as cidades precisam obter nota a partir de 80. Com resultado entre 60 e 79,99, os municípios ficam no nível II de qualificação. Também são qualificadas, em nível I, as cidades que atingem nota entre 40 e 59,99.

Vale lembrar que a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado elabora o ranking com base em ações realizadas e comprovadas pelos municípios, por meio de relatórios.

Por isso, as notas dependem da execução, da organização e do interesse das prefeituras em participar do programa e enviar relatórios (comprovando as ações), nos prazos estabelecidos.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

13 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

13 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

14 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

14 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

14 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

15 horas ago

This website uses cookies.