Marília

Marília aumenta exportações para os EUA em 58%

Marília aumentou em 58% suas exportações para os EUA entre janeiro e novembro deste ano. O país norte-americano é seu principal comprador internacional e o espaço de tempo coincide com os 11 primeiros meses do governo americano de Donald Trump.

A comparação é com o mesmo período do ano passado, quando empresas marilienses venderam foram US$ 4,8 milhões para os Estados Unidos. Desta vez foram US$ 7,6 milhões – ou US$ 2,8 milhões a mais.

Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

De modo geral as exportações marilienses para todos os países aumentaram em 13% entre janeiro e novembro de um ano e outro, enquanto as exportações cresceram 5,8% entre os mesmos meses.

Assim como nos últimos quatro anos, a balança comercial deve terminar com déficit – ou sejam, mais importações do que exportações. Até agora, o saldo era negativo em US$ 4,7 milhões – bem melhor do que o registrado em 2016.

O déficit da balança não muda o importante fato do crescimento das exportações por empresas marilienses. Além dos EUA, alguns parceiros comerciais cresceram significativamente em 2017 e chamam a atenção.

Uruguai e Argentina são bons exemplos: aumentaram, respectivamente, em 33% e 40% e ocupam segundo e terceiros lugares entre os principais importadores do município.

Produtos

Não consta no relatório da Secretaria de Comércio Exterior qual tipo de produto cada país compra de Marília. Os dados disponíveis dizem apenas sobre a totalidade dos produtos exportados.

O produto que mais teve aumento nas exportações entre janeiro e novembro são classificados como “outros açúcares, incluídos a lactose, maltose, glicose e frutose (levulose), quimicamente puras, no estado sólido”.

Foi um aumento de 539% nesse tipo de produto. De US$ 543 mil nos primeiros 11 meses do ano passado para US$ 3,4 milhões desta vez. Ali são englobados ainda “xaropes de açúcares, sem adição de aromatizantes ou de corantes; sucedâneos do mel, mesmo misturados com mel natural; açúcares e melaços”.

Os três produtos mais exportados por Marília também são itens relacionados. Produtos de confeitaria sem cacau, o campeão de exportações, representou US$ 11,5 milhões exportados; produtos de padaria, US$ 6,8 milhões; e chocolates US$, 3,7 milhões.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Motorista entra na contramão e provoca acidente com motocicleta em Garça

Vítimas foram levadas para a UPA de Garça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de…

16 horas ago

Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio

UTIs da Santa Casa de Marília vivem situação preocupante de ocupação, segundo diretoria (Foto: Rodrigo…

16 horas ago

MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva

Acusado de matar gato e queimá-lo em churrasqueira foi preso em flagrante pela Polícia Civil…

21 horas ago

‘Capacitação de agentes qualifica atendimento à população’, defende Danilo da Saúde

Márcia Serva, Sandra Barbalho, Paloma Libanio, prefeito, Irineu Gomes, professora Camila Marcondes e o presidente…

21 horas ago

Agência bancária na região central é alvo de furto de cabos de cobre

A Polícia Civil investiga um furto ocorrido nos últimos dias e registrado na tarde desta…

21 horas ago

Atendimento eficiente: a comunicação que transforma solicitações em soluções

RIC Ambiental investe continuamente na capacitação das equipes e aprimoramento dos processos de relacionamento (Foto:…

21 horas ago

This website uses cookies.