Marília e região

Marília abre polos de atendimento para dengue e pacientes elogiam

Atendimentos estão sendo feitos em três polos destacados para acolher pacientes com dengue em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

A Prefeitura de Marília iniciou, nesta segunda-feira (10), o atendimento exclusivo para pacientes com dengue em três polos distribuídos pela cidade. A medida busca desafogar hospitais e unidades de saúde diante do aumento expressivo de casos.

Segundo dados do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), o município já contabiliza 1.218 casos confirmados em 2025, além de uma morte e outros três óbitos em investigação. Outros 2.704 casos seguem em análise.

Os novos polos de atendimento foram instalados em diferentes regiões para facilitar o acesso da população. Confira os endereços e horários de funcionamento:

  • Zona norte: UBS Santa Antonieta (Rua Bertha de Camargo Vieira, 595) – das 7h às 21h.
  • Zona sul: UBS Nova Marília (Avenida Mem de Sá, 360-A) – das 7h às 21h.
  • Centro e zona leste: Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) (Avenida das Esmeraldas, 1.001) – funcionamento 24 horas.
Rosemary começou a sentir sintomas no domingo e elogiou atendimento na APCD (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Pacientes elogiam atendimento rápido

A equipe do Marília Notícia acompanhou o primeiro dia de funcionamento do polo na APCD e conversou com pacientes que buscaram atendimento no local.

A cuidadora Rosemary Nogueira da Conceito, de 55 anos, começou a sentir os sintomas no domingo (9) e procurou o polo central. “O atendimento está muito bom. Toda hora alguém vem perguntar se estou bem. Estava com muito cansaço, dores no corpo, náuseas e fraqueza. No posto de saúde, me orientaram a vir para cá, e aqui estou tomando soro para hidratação”, relatou.

Giovana esteve acompanhada de sua mãe e falou sobre a rapidez do atendimento no polo (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Já a biomédica Giovana Sartini Stoco, de 25 anos, também começou a apresentar sintomas no domingo. Acompanhada da mãe, descreveu fortes dores de cabeça, enjoos, vômitos, diarreia e fraqueza. “Tentei ir à Santa Casa hoje, mas estava lotado. Aqui o atendimento foi bem mais rápido e tranquilo”, contou.

A professora aposentada Ivone Rocha, de 67 anos, relatou que os sintomas surgiram na madrugada de domingo, com dores intensas na cabeça e incômodos no globo ocular. “Não conseguia ficar com os olhos abertos, só de óculos escuros. Tive febre alta, calafrios e dores intestinais. Vi no Instagram o prefeito falando sobre os polos e resolvi vir. Nem sabia que hoje era o primeiro dia. Graças a Deus, estou bem melhor. O atendimento aqui está excelente, com profissionais muito atenciosos”, afirmou.

Ivone gostou do cuidado recebido (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Medida busca conter avanço da doença

Com o aumento expressivo dos casos, a Prefeitura reforça a importância de buscar atendimento imediato ao apresentar sintomas como febre alta, dores musculares, manchas vermelhas na pele e vômitos persistentes.

A criação dos polos tem como objetivo agilizar o diagnóstico e o tratamento, reduzindo o risco de complicações. Além do atendimento, as autoridades reforçam o apelo para que a população colabore no combate à proliferação do mosquito aedes aegypti, eliminando possíveis criadouros em casas e quintais.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres

O Exército Brasileiro realiza na próxima quarta-feira (4) às 9h, no Setor Militar Urbano (SMU), em…

1 hora ago

Cachorro é morto com 10 tiros em frente a ponto de ônibus em São Paulo

Um vídeo que foi parar nas redes sociais mostra um homem, em um ponto de…

1 hora ago

Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste

Doses serão aplicadas por ordem de chegada (Foto: Divulgação) A primeira ação de vacinação antirrábica…

1 hora ago

Presidente Lula faz cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata…

1 hora ago

Espetáculo Okama estreia em Marília com reflexão sobre memória e identidade

Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…

2 horas ago

Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos

Cena aconteceu em frente a um bar no bairro Santa Antonieta (Imagem: Reprodução/Redes Sociais) A…

2 horas ago

This website uses cookies.