O Mapa dos Furtos de Veículos, desenvolvido pelo Marília Notícia com base em informações da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), é uma ferramenta de serviço público que revela as ruas e avenidas da cidade com maior risco ou menos seguras.
Com base nas informações disponíveis nos gráficos existentes nesta reportagem, os marilienses podem descobrir se a rua ou avenida em que moram ou trabalham é segura e não oferece perigo ao seu patrimônio.
No mapa acima, por exemplo, constam informações a respeito de mais de mil boletins de ocorrência envolvendo furto de automóveis, motocicletas, camionete, utilitários e caminhões em Marília, entre 2016 e 2020.
Cada uma das marcações indica um veículo furtado naquele endereço. Ao clicar nelas, o leitor terá acesso a detalhes do crime, como a data e o período da ocorrência.
Consta inclusive o tipo de veículo, modelo e ano, marca e cor e se houve prisão em flagrante naquele determinado caso.
Também foi desenvolvido pelo MN o box abaixo, que permite a consulta por logradouros. Assim, a informação devolvida após a pesquisa é referente ao número de furtos de veículos naquela via no período dos dados levantados.
DADOS
No levantamento junto à SSP, a reportagem só levou em conta os furtos ocorridos em vias públicas e descartou os boletins de ocorrência sem informações sobre o endereço.
Também foram excluídos os registros complementares, sendo mantidos apenas os principais. Muitas vezes são feitos adendos para informar, por exemplo, onde foi feita a localização do veículo.
Algumas informações importantes observadas na pesquisa dizem respeito às vias públicas com maior número de furtos.
A avenida República e rua Lima e Costa são as campeãs, com 22 casos cada. Em seguida, aparecem as avenidas Nelson Spielmann (20 registros) e Sampaio Vidal (19), ruas Arco Verde e 15 de Novembro (15 cada) e avenida Brasil e rua Quatro de Abril (12 cada).
Já o bairro com maior número de furtos de veículo é o Alto Cafezal, com 181 casos. Em seguida aparece a área rural, com 127 casos, e os bairros Prolongação do Palmital (62), Jardim Marília (55), Fragata Seções A e B (48), Palmital (37), Nova Marília (32), Cascata (29), Fragata Seção D (17) e Jardim Santa Antonieta 2 (17).
Já entre os veículos mais furtados, as três primeiras posições envolvem motocicletas: 66 furtos de Honda/CG 125 Titan KS, 29 de Honda/CBX 250 Twister e também 29 de Honda/CG 125 Fan. Só então aparece o primeiro carro, VW/GOL CL com 28 ocorrências.
Veja abaixo também um infográfico com a evolução dos casos de furtos a veículos em Marília nos últimos anos.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.