Um levantamento divulgado pela Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), a pedido do Marília Notícia, aponta que o endividamento das famílias já tirou cerca de R$ 18 milhões de circulação do comércio em Marília nos últimos cinco anos.
Estão cadastrados no município 25 mil CPFs devedores, que são donos de 50 mil dívidas. De acordo com a última estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021, Marília possui pouco mais de 242 mil moradores – o que significa que 10,33% deles estão endividados.
O número é crescente e acaba afetando o comércio de forma geral. No primeiro semestre do ano passado, haviam cerca de 20 mil marilienses inadimplentes, 32 mil dívidas e um saldo devedor de R$ 16 milhões.
“Assim como o consumidor tem as suas fontes de ganho e seus compromissos a pagar, não é diferente com o comerciante. Ele tem o seu fluxo de caixa e seus compromissos, seja com aluguel, impostos (…). Se ele [lojista] tiver um fluxo de caixa muito justo, acaba faltando recursos e compromete o capital de giro da empresa. Com isso, acaba aumentando o custo da operação, e isso repercute na formação de preços e até no quadro de funcionários. O comerciante – de maneira geral – sempre está aberto a uma negociação”, afirma o superintendente da Acim, José Augusto Gomes.
DIFICULDADE PARA PAGAR
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que a renda das famílias tem crescido menos que a inflação e isso provoca um endividamento para as famílias em patamares recordes.
O levantamento aponta que 19% dos entrevistados deixam alguma conta para pagar no mês seguinte, 3% recorrem a ajuda ou empréstimos para quitar os débitos, 2% precisam entrar no cheque especial e 1% paga o mínimo da fatura do cartão e deixa o saldo para depois.
A pesquisa revela que a maioria ainda consegue encerrar o mês com as contas em dia, mas 44% relatam que quase sempre ficam apertados, sem conseguir economizar nada, e apenas 29% dos entrevistados afirmam chegar ao fim de quase todos os meses com alguma sobra em dinheiro.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.