Marília

Maio Laranja reforça o combate ao abuso sexual de menores

A Prefeitura de Marília fez o lançamento oficial da Campanha Maio Laranja na manhã desta segunda-feira (17), em solenidade realizada no auditório do 2º andar do Paço Municipal, que reuniu diversas autoridades, com objetivo de reforçar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade.

O 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

O Maio Laranja envolve várias secretarias municipais, como Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Direitos Humanos, além de diversos outros parceiros, como Promotoria Pública, Polícia Civil, Sest/Senat, Diretoria Regional de Ensino, Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Unesp e Universidade de Marília (Unimar), além da Câmara Municipal.

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Daniel Alonso; dos vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Evandro Galete e Vânia Ramos; do promotor da Infância e Juventude, Rodrigo Garcia; do delegado seccional Wilson Carlos Frazão; da dirigente Regional de Ensino, Ana Luíza Bernardo Guimarães; da diretora do Sest/Senat, Vitória Freitas; da diretora técnica da Saúde da Criança da Famema, Celeste Maria Breno Mesquita; e da Unesp, Sandra Regina Gimenez Pascoal; entre outras autoridades.

Estiveram presentes também os secretários Wilson Damasceno (Direitos Humanos), Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social), Cássio Luiz Pinto Júnior (Saúde) e Helter Bochi (Educação), além de equipes técnicas dessas secretarias.

O prefeito Daniel Alonso recebeu no encontro o protocolo da Rede de Atenção e Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco e Violência em Marília. “Essa proteção se faz necessária e precisamos estar atentos o tempo todo. Com essa rede iremos combater essa violência. Parabenizo a todos os envolvidos nessa campanha para que, juntos, possamos combater esse abuso e violência infantil em nossa cidade.”

Para denunciar qualquer tipo de violação aos direitos das crianças e dos adolescentes, Disque 100, 190 para Polícia Militar ou para o Conselho Tutelar de Marília pelo número (14) 3453-2665.

DATA

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A intenção da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Carolina Rolta

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

9 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

9 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

9 horas ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

9 horas ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

10 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

13 horas ago

This website uses cookies.