Marília está cada vez mais perto de receber o Centro Especializado em Reabilitação Nível III (CER III), um equipamento de saúde pública que promete transformar a atenção à reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA).
A implantação da unidade, que será sediada no campus da Unesp Marília, depende agora apenas de ajustes administrativos relacionados à contratação de profissionais.
À frente dessa conquista está a vereadora Vânia Ramos (Republicanos), que há mais de um ano vem liderando um trabalho persistente para garantir a chegada do CER III à cidade.
A parlamentar se mobilizou em diferentes frentes, levando a pauta a Brasília, onde se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e também ao Palácio dos Bandeirantes, onde conversou diretamente com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Nesta semana, durante reunião com a secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio, Vânia atualizou informações sobre os avanços do projeto.
No plenário, a gestora da pasta fez questão de reconhecer publicamente o protagonismo da vereadora.
“Neste momento, eu destaco bastante a atuação da vereadora Vânia. A vereadora foi atrás, foi ao Ministério da Saúde, e está insistindo nessa causa há tempos. Antes mesmo de assumirmos a secretaria, ela já vinha batalhando por isso. Nós estamos finalizando a habilitação do CER III, que inclui pacientes com autismo, e serão liberadas 600 vagas. Essa luta, eu realmente preciso parabenizar. Não foi uma luta da secretaria, é uma luta que ela está há algum tempo, e nós estamos ajudando para que seja efetiva mesmo”, destacou Paloma.
CER III
O Centro Especializado em Reabilitação Nível III (CER III) é uma unidade pública que oferece atendimento multidisciplinar a pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual e com autismo.
Diferente do atual CER II, que já funciona na Unesp Marília e contempla as áreas física e auditiva, a unidade III amplia o atendimento e representa um avanço expressivo no cuidado com pessoas com deficiência na região.
A previsão é que, quando em funcionamento, o CER III ofereça até 600 vagas, com serviços como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, promovendo reabilitação e inclusão com dignidade.
TRAJETÓRIA DA CONQUISTA
A luta pela instalação do CER III em Marília vem sendo marcada por um trabalho contínuo da vereadora Vânia Ramos com:
COMPROMISSO COM A SAÚDE PÚBLICA
Para Vânia Ramos, a instalação do CER III é uma conquista coletiva que impacta diretamente a qualidade de vida da população regional.
“Essa é uma luta que venho travando com muita dedicação, porque sei o quanto esse serviço pode transformar vidas. Seguimos firmes até ver o CER III em pleno funcionamento”, afirmou.
A expectativa é que, com o término dos ajustes administrativos pela Unesp, o novo centro comece a funcionar nos próximos meses, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas de Marília e municípios vizinhos.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.