Política

Lula faz balanço de governo e aconselha Partido dos Trabalhadores para 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (8), em Brasília, da abertura da Conferência Eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT), evento que debate as estratégias da legenda para as eleições municipais do ano que vem, quando serão definidos os prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios do país.

Cerca de 2,5 mil militantes, dirigentes partidários e políticos compareceram ao auditório de um centro de convenções, incluindo ministros do governo, governadores, a primeira-dama Janja Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). 

Em discurso que durou cerca de 50 minutos, Lula disse que os resultados das ações do governo ainda vão aparecer e projetou que, no ano que vem, a disputa eleitoral deverá repetir uma polarização ideológica similar a que ocorreu nas eleições de 2022.

“90% das coisas que anunciamos ainda não brotaram”, disse Lula, ao destacar que é preciso que as pessoas continuem cobrando e pedindo mais. “Agora, a economia vai crescer no mínimo 3%. Os empregos, nós vamos chegar a 2 milhões. É muito? Não, é pouco. Eu quero mais. E vocês têm que querer mais. Nunca se contentem com o que a gente faz. Peçam mais. Quanto mais reivindicação, mais a gente tem coragem e motivação de fazer as coisas”, completou.

POLARIZAÇÃO

Sobre as eleições municipais em 2024, Lula afirmou que a polarização deverá voltar e ser encarada sem medo, de forma competitiva. “A gente vai ter que mostrar que nós queremos exercitar a democracia, vamos fazer as eleições mais competitivas possíveis, mas a gente não vai ter medo de ninguém.”

O presidente fez uma defesa enfática da democracia, ao citar os últimos quatro anos e as ameaças de ruptura democrática. “A democracia é um valor fundamental, não é uma coisa qualquer. Aprendemos a amar o que é democracia, que é viver democraticamente na adversidade conviver com os diferentes, aprender a respeitar, a não ser negacionista”. 

Ele também disse que vai participar da campanha em 2024, visitando algumas cidades, fora do horário de trabalho na Presidência da República.

TRABALHO DE BASE

Durante a abertura da conferência, Lula lembrou vários momentos da história do PT e pediu que o partido volte a ser um pouco como era no começo, “para reconquistar credibilidade”, pedindo a retomada de um trabalho de base diretamente nas comunidades, ouvindo o povo. 

Para o presidente, a legenda deve aprender a dialogar com os setores da sociedade que não são majoritariamente próximos do partido, citando os evangélicos. 

“Gente trabalhadora, gente de bem, gente que muitas vezes agradece à igreja por ter tirado o marido da cachaça para cuidar da família”, acrescentou, mencionando ainda o setor do agronegócio e os pequenos e médios empresários.

Agência Brasil

Recent Posts

Projeto de Danilo da Saúde declara associação de autismo como de utilidade pública

Presidente da Câmara durante entrega de sala multissensorial em escola da rede municipal; projeto reconhece…

3 horas ago

Polícia Civil prende família que furtava passageiros de ônibus em Marília

Quadrilha é suspeita de ter praticado 24 furtos em Marília (Foto: Divulgação) A Polícia Civil…

3 horas ago

Homem tenta fugir da PM e acaba preso com cocaína na zona sul de Marília

Um homem de 38 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas no fim…

4 horas ago

Serralheiro procurado por furto qualificado é preso pela PM em Garça

Um homem de 49 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na tarde desta sexta-feira…

4 horas ago

Saúde altera atendimento do Núcleo de Acolhimento ao Paciente em Marília

Serviço passa a funcionar em novo horário a partir desta segunda-feira.

4 horas ago

Homem morre baleado pela PM durante ocorrência em Ocauçu

Homem morreu neste fim de semana na região; imagem foi melhorada com auxílio de inteligência…

4 horas ago

This website uses cookies.