O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviará na segunda-feira (17) o texto do novo Plano Nacional de Cultura (PNC) ao Congresso Nacional, segundo o governo federal. A cerimônia ocorrerá no Palácio do Planalto, às 10h, e marcará a formalização da proposta que orientará a política cultural do país pelos próximos dez anos.
De acordo com o Executivo, o plano reafirma a cultura como política de Estado e como eixo estratégico para a democracia, a soberania e o desenvolvimento social. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que participará da solenidade, afirmou que “o Brasil volta a ter um Plano Nacional de Cultura construído com a escuta do povo”, destacando que cultura é “direito, desenvolvimento e o coração da nossa democracia”.
O governo informou que agentes territoriais e representantes dos comitês de cultura de todas as regiões do país estarão presentes, simbolizando a participação popular na elaboração do plano. Eles integram o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).
No mesmo evento, Lula deve assinar o decreto que cria a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), estrutura destinada a promover a pactuação federativa na implementação de políticas públicas de cultura. Segundo o governo, a comissão funcionará como espaço permanente de diálogo entre União, estados e municípios, reforçando cooperação e governança no setor.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…
O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…
Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…
Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…
Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…
Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…
This website uses cookies.