Política

Lula e Tarcísio são aprovados por 34% dos moradores da cidade de SP, diz Datafolha

O presidente Lula (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) são aprovados por 34% dos eleitores da cidade de São Paulo, indica pesquisa Datafolha realizada de terça (2) a quinta (4) da semana passada.

A gestão Tarcísio é considerada regular por 35% dos entrevistados e ruim por 27%. No caso de Lula, 34% avaliam seu governo como ruim e 31% como regular.
Os dois vêm trocando farpas desde que o governador organizou um jantar para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, alvo de críticas da gestão petista. Tarcísio, por sua vez, é o nome mais citado como possível candidato à Presidência em 2026 pelo campo bolsonarista.

Na última semana, Lula criticou a ausência do governador em evento de anúncio sobre a expansão do metrô, dizendo que adiaria a assinatura do contrato.

Tarcísio respondeu com uma indireta, postando nas redes sociais uma foto em que aparecia almoçando com auxiliares. “Almoçando com a tranquilidade de quem sabe que o aditivo do contrato que vai levar a Linha 5 do Metrô até o Jardim Ângela já está assinado”, escreveu.

A pesquisa Datafolha foi realizada com 1.092 eleitores e tem margem de erro de três pontos percentuais, dentro do nível de confiança de 95%.

As avaliações de Tarcísio e Lula seguem estáveis desde o último levantamento, produzido ao fim de maio. A aprovação do presidente na cidade, porém, caiu desde agosto do ano passado, quando 45% dos eleitores consideravam seu governo ótimo ou bom.

A aprovação de Tarcísio é maior entre homens (40%) do que entre mulheres (29%). Sua avaliação fica acima da média também entre eleitores com ensino fundamental (42%) e evangélicos (45%). Já a reprovação é maior entre quem cursou o ensino superior (38%).

Lula, por sua vez, tem a aprovação mais alta entre as mulheres (37%) do que entre os homens (31%). Seu desempenho fica acima da média entre eleitores com 60 anos ou mais (50%). Já a reprovação é maior na faixa entre 25 e 34 anos (41%) e entre os evangélicos (43%).

No Rio de Janeiro e no Recife, os governadores Cláudio Castro (PL) e Raquel Lyra (PSDB) acumulam alta rejeição. Castro é reprovado por 46% dos eleitores, enquanto 36% consideram sua gestão regular e 14%, ótima ou boa.

Já Raquel aparece com 48% de rejeição e 16% de aprovação, enquanto 36% avaliam seu governo como regular.

A rejeição do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aumentou entre os eleitores de Belo Horizonte desde o meio de 2022. Naquela época, 21% consideravam a gestão ruim ou péssima. Hoje, o índice é de 30%.

No mesmo período, a aprovação de Zema, que costuma ser citado como possível candidato à Presidência em 2026 pelo campo da direita, variou de 39% para 35%.

No Rio de Janeiro, domicílio eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a gestão Lula é avaliada como ruim ou péssima por 39% dos eleitores. Ela é aprovada por outros 33% e considerada regular por 27%.

***

POR ANA LUIZA ALBUQUERQUE

Folhapress

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

55 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.