Marília

Prefeitura irá pagar R$ 11 milhões por nova iluminação

Avenida das Esmeraldas tem quase um terço de suas lâmpadas queimadas (Foto: Marília Notícia)

A um custo de R$ 11 milhões, a Prefeitura de Marília vai contratar a empresa ‘Citéluz Serviços de Iluminação Urbana’ para modernizar a iluminação pública na cidade. A tecnologia LED será empregada, com promessa de menor consumo e maior durabilidade.

Outras três empresas, que tentavam ganhar a licitação, apresentaram recursos contra o resultado, mas tiveram seus pedidos julgados improcedentes.

Conforme mostrou o Marília Notícia, um desses recursos contra a vencedora, apontava que a oferta da Citéluz estava um terço abaixo do valor inicial da licitação, originalmente orçada em R$ 36,6 milhões. O risco é da oferta ser impraticável e gerou preocupações dentro do próprio governo.

Empresa concorrente do Paraná apontou ainda que a Citéluz apresentou amostra de produtos sem registro ou certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Mesmo assim, o município vai assinar contrato com a Citéluz, que tem sede em Salvador (BA), no valor de R$ 11.004.782,69.

Com o julgamento dos recursos, a Secretaria Municipal de Obras Públicas homologou e adjudicou o certame. O próximo passo agora é a assinatura de contrato e ordem de serviço, para que a empresa inicie a modernização do sistema de iluminação do município.

Licitação milionária

Considerada uma das obras de maior impacto visual do governo Daniel Alonso (PSDB), a modernização da iluminação pública de Marília está sendo também a mais difícil de ser executada.

O novo sistema implica em mudanças drásticas, como substituição das tecnologias de iluminação, com uso de LED em 3 mil pontos na cidade, o que segundo a Prefeitura já justifica a economia.

A empresa terá que criar ainda canais para atendimento a reclamações dos usuários, controles inteligentes por GPS, entre outras melhorias.

O primeiro edital foi publicado em maio do ano passado, mas a licitação acabou sendo suspensa por três vezes. A última no início desse ano, por nova determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

 

Frequentemente o MN denuncia a precariedade no serviço de iluminação pública em diversas regiões de Marília.

Em fevereiro do ano passado os vereadores autorizaram a Prefeitura a abrir um crédito adicional especial no orçamento de 2019 ,para comportar um financiamento no valor de R$ 14,9 milhões, destinado a modernizar justamente a iluminação.

O restante dos recursos necessários terá como origem a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), paga mensalmente por todos os consumidores de energia da cidade desde 2013, quando a Câmara aprovou a tarifa.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Jovem tenta matar ex-namorado com seis facadas em Garça

Mulher foi presa após esfaquear ex-namorado por não aceitar o final do relacionamento (Foto: Alcyr…

2 minutos ago

Polícia Civil prende acusado de matar e assar gata em condomínio

Caê Bellini Saldanha foi preso pela equipe da Polícia Civil de Garça em Marília (Foto:…

4 horas ago

Troca de pneus rende prêmio de R$ 40 mil para moradora de Marília na Odair Pneus

Moradora de Marília foi contemplada com prêmio de R$ 40 mil (Foto: Divulgação) Uma simples…

4 horas ago

Em clima de Copa, Câmara convoca vereadores para sessão às 9h de segunda-feira

Plenário é o 'campo de jogo político' do Legislativo e do Executivo em Marília (Foto:…

6 horas ago

Exigências regulatórias da UE podem embarreirar pequenos cafeicultores

Restrições que serão impostas pelo Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) até…

7 horas ago

This website uses cookies.