Ponto de partida da extinta Estrada de Ferro Sorocabana (1875–1971), Sorocaba vive a expectativa do retorno do transporte regular de passageiros por meio de um leilão ferroviário promovido pelo governo paulista.
O Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste deve ligar a estação da Barra Funda, em São Paulo, à centenária e abandonada estação de Sorocaba, por meio de uma parceria público-privada (PPP). A concessão será de 30 anos.
A proposta aguarda o agendamento do leilão, com investimentos estimados em R$ 11,9 bilhões. Enquanto isso, o governo paulista já estuda estender o futuro trem de Sorocaba até Marília.
Segundo apurou o Marília Notícia, a análise está sob responsabilidade da Secretaria de Parcerias e Investimentos, que atua na prospecção de novos projetos para ampliar a retomada do transporte ferroviário de passageiros no interior paulista.
PRAZOS E ENTRAVES
O TIC norte, entre São Paulo e Campinas, foi o primeiro trecho leiloado, em maio. A vencedora, C2 Mobilidade, prevê o início da operação de passageiros entre as duas regiões metropolitanas para maio de 2031.
A estimativa é a mesma para o trem São Paulo–Sorocaba, segundo o governo estadual. Assim, uma eventual expansão da linha até Marília poderia ocorrer, no atual ritmo administrativo, na primeira metade da próxima década.
De acordo com estudo, o trem partiria de Sorocaba, passando por Botucatu e Bauru até chegar ao destino final, em Marília. No entanto, essa operação exigiria ajustes técnicos devido à diferença de bitolas (distância entre os trilhos).
Marília foi terminal ferroviário por poucos anos após a chegada dos trilhos, em 1928. Entre as décadas de 1980 e 1990, a cidade voltou a ser ponto final da linha para São Paulo. Os carros de passageiros eram armazenados em um barracão no antigo pátio ferroviário.
A última vez que um trem de passageiros passou por Marília foi em 14 de março de 2001, operado pela extinta Ferroban. Uma locomotiva com apenas três vagões partiu da gare rumo à capital e nunca mais voltou.
CARGUEIROS
Antes mesmo de um eventual retorno do transporte de passageiros a Marília, por meio da expansão da concessão, a ferrovia local pode ser reativada para a passagem de trens de carga.
A Rumo Logística, concessionária da malha ferroviária na região, anunciou um processo de limpeza e reforma do trecho, em cumprimento a exigência do governo federal para antecipar a renovação do contrato de concessão até 2058.
Os últimos trens de carga passaram por Marília em janeiro de 2009, transportando centenas de toneladas de açúcar de Tupã até o Porto de Santos. Com o fim do contrato, o trecho foi abandonado.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.