Marília

La Niña faz marilienses sentirem os efeitos da chuva abaixo da média

Marília está há mais de um mês sem registrar chuvas significativas e, desde o começo do ano, acumula precipitações abaixo da média climatológica. As consequências negativas são várias e um dos fatores responsáveis pode ser o efeito de La Niña.

A análise é da meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, em entrevista concedida para o Marília Notícia.

O fenômeno La Niña envolve o resfriamento atípico da temperatura da superfície do mar, que provoca outras consequências climáticas – como a que Marília vive no momento.

De acordo com Zildene, os modelos climatológicos apontam nesta quarta-feira (19) que uma frente fria se aproxima do Estado e existe a possibilidade de chuva no próximo fim de semana, mas o volume não deve ser tão significativo.

Represa do Norte, sistema auxiliar à Cascata, está com terra craquelada (Foto: Divulgação/Fernando Garcia)

“Menos chuva significa menos umidade relativa do ar, mais queimadas, mais poluição, mais problemas respiratórios”, afirma a meteorologista sobre os possíveis efeitos a serem sentidos.

Em maio ainda não choveu de forma significativa em Marília. A última vez que isso aconteceu foi entre 17 e 18 de abril.

Outros problemas normalmente ocasionados pela falta de chuvas, e citados por Zildene, são o baixo volume dos reservatórios de abastecimento de água e até mesmo o encarecimento na produção de energia hidrelétrica.

“É por isso que em muitos casos, em certas cidades, se torna necessário fazer rodízios no fornecimento de água para a população”, explica. Em Marília essa possibilidade não está descartada, mas não é a realidade ainda.

VOLUME

De acordo com dados da Somar Meteorologia, empresa contratada por diversos serviços de Defesa Civil, nos primeiro quatros meses do ano em Marília choveu apenas 60% da média climatológica para o período.

Em abril, um mês de transição entre estações, foram apenas dois dias de chuva – o pior mês de 2021 com apenas 30,4% de chuvas esperadas de fato concretizadas. Eram esperados 102 milímetros em 30 dias, mas foram registrados apenas 31,2 milímetros.

PREVISÃO

Segundo Zildene, até sexta-feira (21), “uma massa de ar mais seco predomina no Estado de São Paulo, mantendo o céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva em todas as regiões paulistas. Temperaturas amenas entre a noite e o início da manhã”.

Já no sábado (22), “uma frente fria aproxima-se do Estado de São Paulo, aumentando a nebulosidade e causando chuvas e trovoadas isoladas durante o dia. No domingo (23), esse sistema atua sobre o Estado, mantendo o céu nublado e a condição de instabilidade. Temperaturas com leve declínio”, conclui.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

11 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

11 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

11 horas ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

11 horas ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

12 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

14 horas ago

This website uses cookies.