Marília e região

Justiça nega pedido da RIC e mantém intervenção da Prefeitura

RIC Ambiental teve pedido de suspensão de intervenção negado pela Justiça de Marilia (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

A Justiça de Marília negou pedido da RIC Ambiental para suspensão do decreto municipal que determinou a intervenção na concessão de água e esgoto. A decisão foi divulgada na manhã desta segunda-feira pela Vara da Fazenda Pública.

A RIC Ambiental havia solicitado um mandado de segurança, ou seja, uma decisão provisória, por entender que o decreto é ilegal e prejudica o contrato de concessão firmado com a Prefeitura de Marília. O Ministério Público manifestou-se favoravelmente ao pedido da empresa.

No entanto, o juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz entendeu que o decreto está amparado na legislação e que há indícios suficientes de falhas graves por parte da concessionária, o que justifica a intervenção do poder público.

Na decisão, ele destaca que o serviço de saneamento é essencial e que a responsabilidade sobre sua qualidade é do poder concedente – no caso, a Prefeitura de Marília e não da Agência Municipal de Água e Esgoto de Marília (Amae), que fiscaliza a RIC Ambiental.

Por isso, ainda segundo o juiz, o município tem o direito de intervir, conforme previsto na Lei Federal nº 8.987/1995, sempre que houver indícios de descumprimento contratual ou prejuízos ao interesse público.

Além de negar o pedido solicitado pela RIC Ambiental, o juiz determinou que a empresa corrija o valor atribuído à causa. Inicialmente, o mandado de segurança foi ajuizado com valor de R$ 5 mil, segundo o processo.

O juiz considerou o valor incompatível com a relevância econômica do contrato, que é de longo prazo e envolve cifras milionárias. A nova base de cálculo deverá considerar a média de faturamento da empresa durante os 180 dias de possível intervenção.

A decisão mantém a intervenção da Prefeitura até o julgamento final do caso. A Prefeitura, a agência reguladora e o Ministério Público ainda deverão se manifestar no processo antes da sentença definitiva.

Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

18 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

18 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

18 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

18 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.