Marília

Justiça impõe limite na fila de servidores para aposentadoria

O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar) obteve no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), nesta semana, uma decisão favorável aos servidores que esperam a aposentadoria há mais de 120 dias.

Segundo a entidade, pode chegar a 50 o número de trabalhadores na fila, à espera do benefício há mais de quatro meses. Para comprovar a demora, a entidade juntou portarias de concessão de aposentadorias em processos que demoraram excessivamente.

Conforme o despacho – agravo de instrumento contra decisão do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Marília – os trabalhadores que já cumpriram tempo de contribuição e demais requisitos, devem ser afastados do trabalho imediatamente, após espera de 120 dias, sem prejuízo da remuneração.

Na prática, se aposentam antes da Prefeitura concluir a tramitação dos processos para passar à inatividade. O desembargador Alves Braga Junior citou que a Constituição Federal estabelece o prazo de 90 dias para a concessão do benefício.

Banco de horas

Em fevereiro, o sindicato obteve – em primeira instância – liminar em mandado de segurança coletivo para obrigar o município a conceder a aposentadoria sem a exigência de que sejam usufruídas folgas, férias vencidas e esgotamento de banco de horas, além de outros saldos referentes a jornada.

No ano passado, a publicação de uma portaria que obrigava o servidor a usufruir de todos os benefícios, antes da aposentadoria, causou polêmica. O sindicato acusou a Prefeitura de fazer exigência ilegal e dificultar os benefícios.

Já a Prefeitura apontou que alguns servidores estariam fazendo “poupança forçada”, com horas extras acumuladas no passado, sem os devidos controles e justificativas. A intenção seria levar o saldo em dinheiro no ato da aposentadoria, o que geraria grande impacto financeiro ao município.

Prevaleceu, porém, que a Prefeitura pague os saldos de horas-extras e outros benefícios, sem impor nenhuma obrigação do servidor usufruir as horas acumuladas antes da aposentadoria.

O Sindicato notificou o município sobre a decisão judicial referente aos 120 dias e pediu que os servidores que esperam o benefício há mais de quatro meses procurem a entidade.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

22 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

22 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

32 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

34 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

1 hora ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.