Marília

Justiça impõe limite na fila de servidores para aposentadoria

O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar) obteve no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), nesta semana, uma decisão favorável aos servidores que esperam a aposentadoria há mais de 120 dias.

Segundo a entidade, pode chegar a 50 o número de trabalhadores na fila, à espera do benefício há mais de quatro meses. Para comprovar a demora, a entidade juntou portarias de concessão de aposentadorias em processos que demoraram excessivamente.

Conforme o despacho – agravo de instrumento contra decisão do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Marília – os trabalhadores que já cumpriram tempo de contribuição e demais requisitos, devem ser afastados do trabalho imediatamente, após espera de 120 dias, sem prejuízo da remuneração.

Na prática, se aposentam antes da Prefeitura concluir a tramitação dos processos para passar à inatividade. O desembargador Alves Braga Junior citou que a Constituição Federal estabelece o prazo de 90 dias para a concessão do benefício.

Banco de horas

Em fevereiro, o sindicato obteve – em primeira instância – liminar em mandado de segurança coletivo para obrigar o município a conceder a aposentadoria sem a exigência de que sejam usufruídas folgas, férias vencidas e esgotamento de banco de horas, além de outros saldos referentes a jornada.

No ano passado, a publicação de uma portaria que obrigava o servidor a usufruir de todos os benefícios, antes da aposentadoria, causou polêmica. O sindicato acusou a Prefeitura de fazer exigência ilegal e dificultar os benefícios.

Já a Prefeitura apontou que alguns servidores estariam fazendo “poupança forçada”, com horas extras acumuladas no passado, sem os devidos controles e justificativas. A intenção seria levar o saldo em dinheiro no ato da aposentadoria, o que geraria grande impacto financeiro ao município.

Prevaleceu, porém, que a Prefeitura pague os saldos de horas-extras e outros benefícios, sem impor nenhuma obrigação do servidor usufruir as horas acumuladas antes da aposentadoria.

O Sindicato notificou o município sobre a decisão judicial referente aos 120 dias e pediu que os servidores que esperam o benefício há mais de quatro meses procurem a entidade.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

32 minutos ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

46 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

47 minutos ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

47 minutos ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

2 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

4 horas ago

This website uses cookies.