Regional

Justiça Eleitoral de Garça atende PSD para remoção de publicações contra pré-candidata

Imagem veiculada nas redes sociais era do Moto Rock Festival de 2023 (Foto: Reprodução/Internet)

O juiz Felipe Guinsani, da 47ª Zona Eleitoral de Garça, atendeu pedidos do PSD para a remoção de publicações nas redes sociais contra a pré-candidata a prefeita Deyse Serapião (PSD). Foram duas representações na Justiça Eleitoral.

Um dos casos foi representado pelo advogado Vicente Aranha Conessa, que entrou com representação contra Amanda Marangão Galdino de Carvalho por publicações feitas no Facebook e Instagram. Amanda é parente de Patrícia Marangão, pré-candidata a vice-prefeita pelo Novo, na chapa de José Alcides Faneco (PL).

As postagens, datadas em 22 de junho de 2024, traziam uma foto de Deyse em um momento de lazer e apontavam para uma suposta infração a regras por parte de Deyse, que poderia vir a acontecer no Cerejeiras Festival.

Para a Justiça, o conteúdo da publicação teve o objetivo de confundir a opinião popular. “De fato, em 22 de junho de 2024, já se sabia que durante a referida festa seria proibido o uso de coolers e geladeiras portáteis nas mesas das pessoas que frequentavam a praça de alimentação, o que causou grande polêmica entre a população do município. Nesse contexto, a representação das postagens, com suas legendas tendenciosas, tentava fazer crer que a pré-candidata infringia as regras impostas à época no município, dando a falsa impressão de que ela não respeitava as leis e regulamentos”, argumenta o juiz eleitoral.

Segundo o PSD, a foto foi tirada de contexto porque foi produzida originalmente durante o Moto Rock Festival de 2023.

Na decisão, o juiz Felipe Guinsani determinou a remoção imediata das postagens, sob pena de multa. O prazo determinado para Amanda Marangão remover a postagem era de 24 horas e de dois dias para apresentação da defesa.

“A documentação anexada aos autos, pelo menos em sede de cognição sumária, comprova os fatos narrados pelo representante, assim como o evidente e doloso comportamento da representada com o objetivo de interferir na disputa eleitoral vindoura”, diz trecho da decisão.

Em outro caso, o PSD acusou o empresário João Moraes Penachi de publicação negativa contra Deyse. No dia 28 de junho, durante o período de realização do Cerejeiras Festival, Penachi postou uma foto da pré-candidata, afirmando que ela descumpria regras do evento. A foto, contudo, também foi aquela tirada durante o Moto Rock Festival de 2023.

O juiz determinou a remoção da publicação de Penachi, que teve um prazo de 24 horas para remover a postagem e dois dias para apresentar sua defesa.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

7 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

7 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

7 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

7 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

16 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.