(Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)
A Justiça de Marília decretou nesta quarta-feira (22) a prisão preventiva do psiquiatra Rafael Pascon dos Santos, de 43 anos. Ele é investigado por mais de 20 denúncias de importunação sexual e uma acusação de estupro, supostamente ocorridos durante atendimentos médicos em diferentes cidades da região.
O pedido foi feito pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Marília, onde se concentra a maior parte das denúncias. A solicitação foi fundamentada pela delegada Darlene Costa Tosin, que apontou risco de interferência nas investigações e possível coação de supostas vítimas e testemunhas.
Na manhã desta quarta, equipes da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, cumpriram mandados de busca em endereços ligados ao investigado, mas ele não foi localizado. A expectativa é que ele se apresente ainda hoje voluntariamente na Central de Polícia Judiciária (CPJ).
Além do inquérito conduzido em Marília, o médico também é alvo de investigação paralela em Garça.
Acusações envolvem importunação e até estupro
O caso se tornou público no início deste mês, após uma denúncia de importunação sexual revelada com exclusividade e em primeira mão pelo Marília Notícia. A publicação levou outras mulheres a procurarem a polícia, o que ampliou o número de registros e deu origem à atual investigação.
As denúncias investigadas envolvem mulheres com idades entre 17 e 65 anos. Elas afirmam terem sido vítimas de comportamentos inadequados durante consultas, como toques, beijos e aproximações físicas não consentidas.
Em um dos casos, uma paciente relatou ter sofrido estupro com consumação carnal. Segundo a Polícia Civil, novos depoimentos podem surgir à medida que o inquérito avança.
O boletim mais recente foi registrado na terça-feira (21), por uma moradora de Getulina, que relatou ter sido assediada durante atendimento na cidade de Lins — onde o psiquiatra também atuava. Com esse novo caso, as denúncias somam 18 em Marília, quatro em Garça e uma em Lins.
Após a repercussão, Rafael foi afastado de suas funções no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Garça e teve o contrato rescindido pela Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), responsável pela gestão da unidade. Ele também foi suspenso da Unimed Marília, onde realizava atendimentos.
Defesa contesta prisão e nega acusações
A defesa do psiquiatra enviou nota ao MN em que critica a decisão da Justiça e nega as acusações. Leia a íntegra do posicionamento:
“A defesa do Dr. Rafael Pascon manifesta sua profunda perplexidade diante da decretação de sua prisão preventiva, medida extrema e absolutamente desnecessária, especialmente considerando que o investigado sempre se colocou à inteira disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos.
Reafirmamos, de forma categórica, que o Dr. Rafael Pascon é inocente das acusações que lhe têm sido imputadas e que jamais se furtou à investigação. Até o presente momento, ele sequer foi formalmente ouvido, o que demonstra a total falta de razoabilidade na adoção de medida tão gravosa.
A defesa confia que, com a análise técnica e parcimoniosa do caso, a Justiça reconhecerá a inexistência de elementos concretos que justifiquem a prisão e restabelecerá sua liberdade, permitindo que ele responda às apurações de forma digna e em respeito aos princípios constitucionais da presunção de inocência e do devido processo legal.
Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a verdade e com a Justiça, certos de que os fatos serão devidamente esclarecidos e a inocência do Dr. Rafael Pascon restará plenamente demonstrada.”
Veja atualização sobre a prisão e caso clicando aqui.
Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
This website uses cookies.