Marília

Justiça de Marília autoriza a realização de rodeios na cidade

Local que vai receber grande rodeio em Lácio, zona leste de Marília (Foto: Marília Notícia)

A Vara da Fazenda Pública de Marília decidiu extinguir, sem resolução de mérito, uma ação civil pública proposta pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo contra o município de Marília, que visava impedir a realização de rodeios e eventos semelhantes na cidade, alegando a prática de maus-tratos e crueldade contra animais.

Na petição inicial, a Defensoria Pública pediu que a Justiça proibisse a realização de rodeios e outros eventos semelhantes, onde são usados instrumentos como cordas, sinos e choques elétricos para controlar os animais. A defensora pública Eloísa Maximiano Goto pediu também que a Prefeitura fosse obrigada a adotar medidas para coibir a realização de tais práticas, como a cassação de alvarás e a interdição de atividades.

Em sua defesa, o município de Marília, representado pela Procuradoria Geral, alegou que a Defensoria Pública não possuía legitimidade para propor a ação, uma vez que a Constituição Federal define a defesa de necessitados como função principal da instituição e, no caso em questão, não haveria relação entre a realização de rodeios e a defesa de pessoas necessitadas.

A Procuradoria argumentou ainda que não há provas de maus-tratos e a legislação brasileira, em suas diferentes esferas, reconhece a legitimidade da prática de rodeios, citando como exemplo a Lei Federal nº 10.220/01, que classifica o peão de rodeio como atleta profissional.

A defesa do município ainda destacou a Emenda Constitucional nº 96/2017, que, segundo sua interpretação, permite a prática de esportes com animais, desde que reconhecidos como manifestações culturais e que garantam o bem-estar dos animais envolvidos.

O juiz responsável pelo caso, Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, acolheu os argumentos do município. Ele decidiu encerrar o processo sem analisar o mérito da questão.

O magistrado explicou que, embora a Defensoria Pública possa entrar com ações para proteger direitos coletivos, sua função principal é defender os necessitados, ou seja, pessoas em situação de vulnerabilidade.

A decisão, na prática, autoriza a realização de rodeios em Marília. Um grande evento do tipo deve acontecer até o fim de agosto em uma área no distrito de Lácio, zona leste da cidade.

Marília Notícia

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

47 minutos ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

1 hora ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

1 hora ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

2 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

4 horas ago

This website uses cookies.