Marília

Justiça dá 72h para Prefeitura explicar futuro dos servidores do Daem

Servidores do Daem estão com futuro incerto desde a concessão dos serviços da autarquia à iniciativa privada (Foto: Divulgação)

A Justiça de Marília abriu prazo de 72h para que a Prefeitura de Marília se manifeste em ação civil pública na qual se pede a manutenção dos cargos dos servidores públicos municipais do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem).

A ação foi proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar), com pedido de liminar, até que o departamento seja convertido em uma agência fiscalizadora.

Em sua decisão, proferida nesta segunda-feira (5), o juiz Walmir Idalencio dos Santos Cruz diz que a liminar será concedida “quando cabível”, mas somente após o posicionamento da Prefeitura de Marília.

A contagem regressiva do tempo para resposta do município à Justiça de Marília depende da burocracia jurídica, o que pode alargar o prazo além desta quinta-feira (8), a considerar a data da decisão.

DIREITOS

Segundo o Sindimmar, a ação civil pública proposta visa “resguardar os direitos e postos de trabalho dos servidores do Daem” através de reestruturação “a fim de demonstrar as possibilidades de efetiva absorção pelos demais órgãos da Prefeitura.”

Em sua petição, o sindicato solicita ainda que o “acesso às reuniões sobre a reestruturação e negociação com os servidores acerca das possibilidades de trabalho e apresentação de estatística quantitativa do quadro de servidores do Daem.”

De acordo com o Sindimmar, “mais de 300 servidores” vivem momento de indefinição de suas carreiras. O Daem somava 351 colaboradores em 1º de janeiro de 2024, data da última atualização em seu Portal de Transparência.

CONCESSÃO

Além da resposta da Prefeitura à Justiça de Marília, o próprio Daem está na contagem regressiva para ser transformada na futura Agência Municipal de Água e Esgoto (Amae), segundo lei complementar aprovada em 2022.

A mesma legislação que autorizou o município a conceder os serviços de saneamento básico do Daem prevê reestruturação do quadro de servidores do Daem por contratação da concessionária por seleção, remanejamento a outros órgãos públicos municipais e plano de demissão voluntária.

A Prefeitura finalizou o processo de concessão dos serviços do Daem na última sexta-feira (2) com a homologação da contratação do consórcio Ricambiental pelos próximos 35 anos.

OUTRO LADO

O Marília Notícia chegou a encaminhar demanda ao Executivo municipal sobre a questão, mas não houve retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto para manifestação. Caso haja resposta, a matéria será atualizada.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

11 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

11 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

11 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

11 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

19 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.