Marília

Justiça autoriza Prefeitura a corrigir edital e retomar concessão do Daem

A Prefeitura de Marília foi autorizada pela Justiça a corrigir e dar andamento ao processo de concessão do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) à iniciativa privada. O edital é alvo de uma Ação Civil Pública elaborada pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Matra.

Em decisão publicada nesta terça-feira (29), o juiz Walmir Idalencio dos Santos Cruz, da Vara da Fazenda Pública em Marília, julgou parcialmente procedente a ação civil, mas enfatizou que o mérito da questão já teria sido aprovado pela Câmara Municipal de Marília. Portanto, segundo o magistrado, o Poder Judiciário não teria poderes de vetar a concessão, mas sim de garantir que o processo seja conduzido de forma legal e transparente.

“O mérito (conveniência político-administrativa) da concessão em debate já foi decidido pelo povo de Marília, que, através Lei Complementar Municipal nº 938/2022, aprovada junto à Câmara Municipal, autorizou a referida concessão da exploração econômica dos serviços públicos ora prestados pelo Daem”, destaca Cruz na decisão.

Em outras palavras, a Justiça deu razão sobre os problemas apontados pela Matra, mas autorizou a Prefeitura a corrigir e retomar concessão do Daem à iniciativa privada.

A ação civil pública movida pela Matra havia levantado diversas irregularidades no edital da concorrência pública e no procedimento licitatório em si. Entre as irregularidades estavam a falta de transparência nos dados financeiros do Daem, a ausência de estudo técnico preliminar, a forma de remuneração da futura Agência Municipal de Água e Esgoto (AMAE), falta de cláusulas essenciais no edital, entre outros problemas.

Vale lembrar que anteriormente o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) também havia pedido a suspensão e correção do edital.

A decisão marca um novo passo importante no processo de concessão dos serviços públicos de água e esgoto em Marília. A retificação agora será aguardada, e o processo licitatório poderá ser retomado após as correções necessárias.

Félix Naveda

Recent Posts

Deslizamento em Garça deixa casa interditada e família realojada

Muro não suportou solo enxarcado e cedeu, ameaçando imóvel em nível acima (Foto: Divulgação/Defesa Civil)…

4 minutos ago

Pompeia contém início de erosão e evita interdição de ponte em vicinal

Trecho ficou à meia pista no fim de semana (Foto: Portal NC Pompeia) A chuva…

27 minutos ago

PAT Marília oferece vagas em diversas áreas com salários de até R$ 5 mil

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Marília inicia a semana com ampla diversidade…

2 horas ago

Chuvas perdem força em Marília e semana deve ter volumes menores

Céu deve continuar nublado maior parte do tempo em Marília até o próximo domingo (Foto:…

2 horas ago

Homem de 28 anos tenta contra a própria vida e morre na zona sul de Marília

Um homem de 28 anos foi encontrado morto na manhã deste domingo (14), em circunstâncias…

2 horas ago

Encanador é preso em flagrante por violência contra esposa e a própria mãe no Nova Marília

Um encanador de 28 anos foi preso em flagrante na tarde deste domingo (14) após…

2 horas ago

This website uses cookies.